Publicação Pioneira: “Cirurgia Robótica – Princípios e Fundamentos”

01/10/2021

A Editora Ciências Médicas e o Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas (CRCM) realizaram a live de lançamento do livro “Cirurgia Robótica – Princípios e Fundamentos”, primeira obra multidisciplinar mundial com foco em procedimentos cirúrgicos, elaborada por conceituados especialistas da área, que aborda a Cirurgia Robótica aplicada em especialidades médicas como Urologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Ginecologia, Coloproctologia e Anestesiologia.

A live, que foi transmitida pelo canal do youtube “Comunicação FCMMG”, no dia 28 de setembro, contou com a participação presencial do Dr. Wagner Eduardo Ferreira, presidente da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e diretor geral do Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas – MG (CRCM), que em agradecimento citou Isaac Newton, um dos maiores cientistas do mundo: “Para chegar onde cheguei, apoiei-me no ombro de gigantes —, o máximo que eu fiz foi tentar calçar com os ombros e dar o suporte”. Agradeceu o empenho e atuação dos profissionais da Feluma na implantação do Programa de Cirurgia Robótica e na elaboração e publicação do livro recém-lançado.

O evento também contou com a participação do Ministro da Economia da República Federativa do Brasil, Paulo Guedes, que prefaciou a obra e destacou: “Este livro será mais um feito nacional e mundial ao agregar vários profissionais extremante qualificados e experts nessa tecnologia, disseminando o conhecimento deste novo olhar de se fazer cirurgia, cirurgia tridimensional (3D). Hoje, a Feluma tem um dos programas robóticos top five em casuística e qualidade no cenário nacional. ”

Entre os cinco editores da obra, participaram do evento: Dr. Gustavo Cardoso Guimarães, coordenador e professor do Programa de Pós-graduação Ciências Médicas em Cirurgia Robótica, Dr. Bruno Nahar, professor assistente de Uro-oncologia e Cirurgia Robótica do Departamento de Urologia da Universidade de Miami, e Dipen Jaysukhlal Parekh, diretor de Cirurgia Robótica da Universidade de Miami Health System. Dr. Dipen Pareck agradeceu e destacou: “É muito comum novas tecnologias irem para RJ ou SP, mas graças ao Dr. Távora, diretor técnico do Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas e à Feluma, esse importante recurso foi implantado em Minas Gerais em tão curto período de tempo, o que também é extraordinário. Mais de 2mil cirurgias robóticas realizadas em menos de 3 anos é fantástico. ”

Dr. José Eduardo Távora agradeceu aos apoiadores da obra que viabilizaram a publicação: Strattner, Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica Dr. Gustavo Guimarães (IUCR), Beneficência Portuguesa, Instituto Oncoclínicas, e sobretudo a Fundação Educacional Lucas Machado que investiu e investe no Programa de Cirurgia Robótica, ao longo destes cinco anos.

A obra está disponível para venda e para adquirir, o contato deve ser feito com a Editora Ciências Médicas – MG, pelo site: www.cmmg.edu.br/editora-ciencias-medicas/

Confira fotos da live de lançamento da obra: 

Voltar ao topo