Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro: Feluma oferece especialização em Gestão Hospitalar

22/11/2018

A abertura do curso in Company de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Hospitalar, no dia 20 de novembro, reuniu diretores do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) e da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), na presença do presidente Dr. Wagner Eduardo Ferreira, do superintendente Flávio Amaral, do diretor geral da Pós-graduação Ciências Médicas professor, Antônio Vieira Machado e da diretora acadêmica da Pós-graduação professora, Kely Pereira.

A aula inaugural foi proferida pelo ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, que apresentou um histórico do SUS, os números, os desafios e as saídas para crise, destacando entre elas a formação de gestores hospitalares. Para encerrar a noite de abertura do curso, o presidente da Feluma destacou a participação fundamental do terceiro setor no atendimento à saúde pública pelo SUS e falou da parceria com o hospital, que além de oferecer a especialização aos gerentes de saúde, fará do HMDCC um campo de estágio para os alunos de medicina, psicologia, fisioterapia e enfermagem da Faculdade Ciências Médicas.

O Curso in Company de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Hospitalar, oferecido ao conjunto de lideranças do hospital, vai levar fundamentos e instrumentos para aperfeiçoamento da gestão e da assistência, considerando as singularidades do hospital e do SUS, o Sistema Único de Saúde de BH.

No caso do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, que foi construído e é administrado por uma PPP, Parceria Público Privada, o curso foi elaborado para atender a esta natureza jurídica singular, oferecendo disciplinas voltadas para a gestão de contrato público privada, para o papel do hospital na rede SUS de BH, dentre outras. Ao todo, 45 gerentes de diversas áreas do hospital vão participar do curso que terá duração de 1 ano, unindo teoria e prática. Ao final, os alunos devem apresentar um projeto de intervenção na gestão das diversas áreas do hospital.

A criação do curso também abre possibilidades para atender à demanda de formação interna para outros hospitais públicos ou privados, atendendo a realidade de capacitação de cada um.

 

 

Voltar ao topo