Palestras “Mobilidade Acadêmica”: parceria entre a Universidade de Miami e a FCM-MG.

22/11/2018

O evento vai contar com a presença do urologista, professor de Urologia da Faculdade de Miami e preceptor dos alunos da FCM-MG,  Dr. Bruno Nahar. Na palestra sobre o intercâmbio, Estado Unidos – Minas Gerais, ele vai apresentar a Universidade americana e explicar falar como é feito o rodízio dos alunos do internato. Como preceptor, ele tem a missão de receber e direcionar os estudantes de acordo com as necessidades e a área de estudo escolhida por cada um, dentro das diretrizes do MEC, que determina quantas horas e o formato do internato.

Mariana Nunes, aluna piloto neste projeto de internacionalização, também vai participar do evento com uma palestra sobre a experiência dela na Universidade de Miami. Foram 14 semanas de internato, atuando na urgência /emergência. Oportunidade que a partir de 2019 vai se estender a outros alunos do curso de medicina da FCM-MG, e futuramente aos demais cursos da Faculdade.

Na oportunidade, também estará presente a Cônsul dos Estados Unidos em Belo Horizonte, Rita Rico, que falará sobre a política de intercâmbio acadêmico dos Estados Unidos no Brasil.

O evento será no dia 7 de dezembro de 2018, sexta-feira, de 17h30 às 20 horas, no Auditório Paulo Emílio Tupy da Fonseca – 5º andar – FCM-MG.

Parceria FCM-MG/ Universidade Miami

A parceria da Faculdade Ciências Médicas com a Universidade de Miami começou em 2015, com uma visita do diretor José Celso a instituição americana. A internacionalização era um desejo FCM-MG para proporcionar aos alunos a experiência de um internato no exterior, incorporado ao currículo deles de acordo com diretrizes do MEC.

A iniciativa foi aprovada em uma assembleia, contemplando alunos do 5º e 6º períodos de medicina, que farão o internato na Universidade de Miami, escolhendo uma das seis áreas de atuação:  cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, urgência e emergência, trauma e clínica médica. Em fevereiro de 2019, uma turma de 18 alunos do curso de medicina das Ciências Médicas, vai fazer o internato em Miami, por 14 semanas.

Para o preceptor da turma, Dr. Bruno Nahar, a experiência internacional será um desafio e uma conquista muito importante na formação profissional dos alunos. Mas, ressalta também que a parceria tem muita relevância para a Universidade de Miami, como uma forma de expansão da instituição para a américa do sul. Além disso, abre possibilidade futura para alunos americanos virem ao Brasil estudar áreas fortes de pesquisa como a infecto-parasitária, dengue, ente outras.

 

Voltar ao topo