• 14/09/2020

    A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais realiza, nos dias 22, 23 e 24 de setembro, seu 1º Simpósio Controvérsias do Aparelho Digestivo, que neste ano, em função da pandemia da Covid-19, será na modalidade online.

    O evento é uma iniciativa dos Departamentos de Cirurgia e Gastroenterologia, em parceria com as Ligas Acadêmicas de Cirurgia (LACCIME), Gastroenterologia (LAGE) e Oncologia (LAONC), e contará, ainda, com o apoio de importantes entidades como a SOBRACIL (Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica), a SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica) e a ABLAC (Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia).

    O seminário será gratuito e aberto para toda a comunidade acadêmica que tenha interesse nas áreas de Gastroenterologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Oncologia. Para os participantes que se inscreverem previamente e participarem através da plataforma Zoom, haverá emissão de certificado*.

    Após preenchimento das 500 vagas com direito ao certificado de participação, os demais interessados poderão acompanhar o 1º Seminário Controvérsias do Aparelho Digestivo, ao vivo, pelo canal da Ciências Médicas no YouTube.

    *Terão direito ao Certificado de Participação:

    • Os participantes que se inscreverem previamente e assistirem aos 03 dias de simpósio através da plataforma Zoom.
    • Os ouvintes que permanecerem na sala virtual por, no mínimo, 75% do tempo de transmissão de cada dia de live.
    • O certificado será único para os 03 dias de evento e só será emitido para os participantes que assistirem às 03 lives e cumprirem as regras acima.
    • O participante deverá solicitar a emissão do certificado ao setor de Pesquisa e Extensão da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, a partir do dia 28/09.

    Confira a Programação:

    22/09: ESÔFAGO E ESTÔMAGO

    • ABERTURA – 19:00h
    • 19:10h: PROCEDIMENTOS BARIÁTRICOS ENDOSCÓPICOS – QUAL A EVIDÊNCIA? – DR. VITOR BRUNALDI
    • Debate
    • 19:35h: ESÔFAGO DE BARRETT: CLÍNICO, ENDOSCOPISTA OU CIRURGIÃO? – DR. RHAISSA SAID STANCIOLI
    • Debate
    • 20:00h: CÂNCER GÁSTRICO: QUANDO INDICAR NEOADJUVÂNCIA? – DR. LUIZ FLÁVIO COUTINHO
    • Debate
    • 20:25h: CONFERÊNCIA – ESTADO DA ARTE – CIRURGIA ROBÓTICA – DR. CARLOS DOMENE

     

    23/09: PÂNCREAS E INTESTINO

    • 19:00h: PRÓTESE BILIAR EM TODO PACIENTE COLESTÁTICO POR CÂNCER EM CABEÇA DE PÂNCREAS – DR. LUIZ ALBERTI RONALDO
    • Debate
    • 19:25h: PANCREATITE CRÔNICA X CÂNCER DE PÂNCREAS: ASPECTOS RADIOLÓGICOS – DRA. LUCIANA COSTA
    • Debate
    • 19:50h: TUMOR DE RETO: WATCH AND WAIT OR WHAT? – DR. FABIO GONTIJO
    • Debate
    • 20:15h: CONFERÊNCIA – ESTADO DA ARTE – WHIPPLE ROBÓTICA – DR. FERNANDO AUGUSTO DE VASCONCELLOS

     

    24/09: FÍGADO E VIAS BILIARES

    • 19:00h: HDA POR VARIZES GÁSTRICAS: TRATAMENTO ENDOSCÓPICO. É NECESSÁRIO INVESTIGAR SHUNT? – DR. FELIPE ALVES RETES
    • Debate
    • 19:25h: COLECISTOLITÍASE ASSINTOMÁTICA – QUANDO INTERVIR? – DR. DIEGO PAIM
    • Debate
    • 19:50h: ACHADO CASUAL DE NÓDULO HEPÁTICO – QUAL A MELHOR CONDUTA? – DR. GUILHERME SANTIAGO
    • Debate
    • 20:15h: CONFERÊNCIA: IMUNOTERAPIA E MICROBIOMA NAS NEOPLASIAS DO TGI – DR. ALBERTO WAINSTEIN

    Inscreva-se: http://bit.ly/simposio_controversias_aparelho_digestivo

  • 08/09/2020

    Confira as obras literárias selecionadas para o Vestibular de Medicina 2021 / 1º Semestre:

     
    Cadastre-se e receba notícias do processo seletivo para os cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia.

    https://go.cmmg.edu.br/cadastro-vestibular

  • 28/08/2020

    Faculdade Ciências Médicas – MG e OMS realizam live

    Médico da OMS participa de debate exclusivo, com representantes da FCM-MG e da Feluma, para discutir avanços da pandemia no cenário mundial

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, na última sexta-feira (21), que a expectativa de término da pandemia da Covid-19 é que seja em até dois anos e os avanços atuais da tecnologia podem possibilitar que o mundo acabe com o vírus em um tempo mais curto. Para debater o contexto atual da doença, a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), realizam uma live, no dia 1º de setembro, às 18h. O evento terá a participação exclusiva da OMS, representada pelo médico do Departamento de HIV, Hepatites e DST’s, Dr. Marco Antônio de Ávila Vitória.   

    Será abordado o tema “A OMS no combate à pandemia da Covid-19”, com discussão sobre o contexto atual da doença, a conduta e atuação da OMS frente ao surgimento e avanço da doença em todo o mundo. Serão respondidas perguntas de representantes da Feluma, da FCM-MG e da comunidade em geral, recebidas via chat da live.

    O debate contará também com a mediação do médico e curador do Teatro Feluma, Dr. Jair Leopoldo Raso, e dos debatedores Dr. Wagner Eduardo Ferreira, médico e presidente da Feluma, e Dr. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, médico e diretor da FCM-MG.

    live será transmitida pelos canais do YouTube da FCM-MG e Teatro Feluma e contará com a participação do Dr. Marco Antônio, que estará em Genebra, na Suíça.

    Ampliação do conhecimento 

    O representante da OMS, Dr. Marco Antônio, destaca a importância da atuação da instituição neste contexto. “A Organização Mundial da Saúde tem desempenhado um papel crucial no combate à Covid-19, ajudando os países a se prepararem na resposta contra a pandemia, fornecendo informações baseadas em evidências científicas e coordenando o esforço internacional na busca por medicamentos e vacinas eficazes contra essa nova doença”, explica.

    O presidente da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), Dr. Wagner, ressalta que este debate tem expressiva relevância para a população em geral. “Estamos oferecendo um conteúdo de grande pertinência para a sociedade, já que teremos, de forma exclusiva, a participação de um representante da OMS”, afirma.

    Para o diretor da FCM-MG, Dr. José Celso, o grande diferencial do evento é ampliar o conhecimento com fonte fidedigna. “Para a FCM-MG, como instituição de ensino em saúde, essa iniciativa representa nosso compromisso em buscar as melhores referências de conhecimento e propagá-las”, enfatiza.

    Serviço 

    Evento: A OMS no combate à pandemia da Covid-19 

    Data: 1º de setembro de 2020, terça-feira

    Horário: 18h

    Programação:

    • Palestrante: Dr. Marco Antônio de Ávila Vitória – Médico do Departamento de HIV, Hepatites e DSTs da Organização Mundial da Saúde – Genebra/Suíça.
    • Moderador: Dr. Jair Leopoldo Raso – Curador do Teatro Feluma
    • Debatedores: Dr. Wagner Eduardo Ferreira – Presidente da Feluma e Dr. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho – Diretor da Faculdade Ciências Médicas – MG.

    Transmissão pelos canais no YouTube 

    FCM-MG: https://www.youtube.com/faculdadecmmg 

    Teatro Feluma: https://www.youtube.com/TeatroFeluma/ 

    Confira aqui as respostas às perguntas enviadas via chat durante a live!

  • 27/08/2020

    Fundada no início deste ano, a Editora Ciências Médicas– MG foi criada com o objetivo principal de estimular e contribuir para a publicação de trabalhos científicos desenvolvidos por professores e alunos da Faculdade Ciências Médicas – MG.

    Ter uma editora vinculada à Faculdade facilita o processo de produção de conteúdos acadêmicos e estimula maior número de publicações.

    No dia 24 de agosto, ocorreu o lançamento oficial do livro “Ciências da saúde: tópicos atuais em fisioterapia, psicologia, enfermagem e medicina”, primeira obra da editora. A publicação tem como organizadoras as professoras Fernanda Souza da Silva e Mariana Ribeiro Volpini Lana, e reúne o trabalho de autoria de docentes, discentes e colaboradores da FCM-MG que se empenharam em transmitir conhecimentos e experiência nas diversas áreas da saúde.

    A obra ficará disponível para consulta na biblioteca da Faculdade Ciências Médicas.

    Com a atuação da Editora Ciências Médicas, há o apoio técnico devido o que fomenta novas publicações; tanto que já há outras obras em andamento e que serão publicadas, tais como:

    • Atlas de 70 anos da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG);
    • Manual de habilidade do Labsim;
    • Manual de Medicina Ambulatorial;
    • Manual de saúde da mulher. Tomo 1: Obstetrícia Tomo 2: Ginecologia;
    • Cirurgia Torácica: Câncer de Pulmão.

    Para mais informações, entre em contato com a editora: editorafcmmg@feluma.org.br

  • 21/08/2020

    O Núcleo de egressos foi criado tendo como objetivo principal manter o relacionamento e acompanhar a vida profissional dos ex-alunos da Faculdade e, por meio disso, entender a evolução dos cursos e da formação oferecida pela Ciências Médicas. E para manter a proximidade e o relacionamento com os egressos foi publicado o portal de egressos.

    Neste portal, os egressos podem contar com vários benefícios exclusivos. Confira alguns deles:

    :: Descontos em cursos de pós-graduação e extensão da Ciências Médicas.

    :: Desconto diferenciado na livraria Interlivros, parceira da Faculdade.

    :: Agendamento para visita à Faculdade. Será um momento de rever os espaços, resgatar memórias e conhecer a evolução da estrutura desde a formatura.

    Além dos benefícios, o novo espaço visa criar oportunidades e troca de saberes, convidando os egressos da Faculdade a manterem o vínculo e o relacionamento com a FCM-MG, instituição com 70 anos de tradição e credibilidade.

    Se você é egresso da Ciências Médicas, faça parte dessa história: acesse, se inscreva e participe. Clique aqui!

     

    Núcleo de egressos

    E-mail: nucleo.egressos@cienciasmedicasmg.edu.br

    Tel: (31) 3248-7130

Voltar ao topo