Internato na Universidade de Miami nos Estados Unidos para alunos da FCM-MG

13/11/2018

A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais fechou um acordo de cooperação com a Universidade de Miami (Miami University) para oferecer aos seus estudantes de graduação em medicina a possibilidade de realizar internatos, ou o popularmente conhecido estágio prático obrigatório, que os estudantes do 5º e 6º anos de medicina precisam fazer no âmbito do currículo deles.

Para isso, a diretoria levou em conta a relevância desta experiência fora do país na formação dos alunos e, a partir disso, foram definidos os cursos que seriam oferecidos a eles nos Estados Unidos. Com base no avanço de pesquisas e excelência, foram escolhidos: urgência e emergência; cirurgia geral; clínica médica; pediatria; ginecologia e obstetrícia.

O internato dura 10 semanas e a primeira aluna a participar se chama Mariana Nunes Horta, do 5º ano de medicina. O estágio dela no Jackson Memorial Hospital de Miami é na área de urgência e emergência. Para ela, além da oportunidade de aplicar o conhecimento em outro país, em outra língua, a experiência será muito importante para o currículo profissional já que todo o aprendizado vai constar no histórico escolar dela.

Isso significa que 100% do currículo de formação do curso em Miami, parte prática, teórica e comportamental, vão ser validados aqui no Brasil, e isso é um grande diferencial da Faculdade Ciências Médicas, inédito em Minas Gerais e no Brasil.

Para 2019, 18 alunos já foram selecionados. Para participar eles precisam se inscrever num edital de seleção, apresentar currículo e carta de motivação, que serão analisados, e terem inglês proficiência nível avançado.

 

Mariana Nunes Horta, do 5º ano de medicina

 

 

Voltar ao topo