Intercâmbio DENEM CLEV Medicina

A Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV) da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), fundada em 2007 por um grupo de estudantes, visando aprimorar a formação médica por meio da troca intercultural de experiências na área da saúde. A CLEV é composta, desde a sua criação, por alunos de diferentes anos do curso de medicina, de forma rotativa, que compõem a coordenação e a rede de apoio à da gestão em vigência.

Por meio da parceria entre a Coordenação de Estágios e Vivências (CEV – DENEM), em âmbito nacional, e a International Federation of Medical Students Association (IFMSA), em âmbito internacional, muitos estudantes da FCMMG, assessorados pela CLEV-FCMMG, já realizaram intercâmbios durante o curso de medicina. Os custos inerentes às experiências nacionais e internacionais são, em média, muito inferiores aos valores necessários para se realizar programas semelhantes não promovidos pela CEV/IFMSA. Além disso, estudantes que comprovarem carência socioeconômica podem receber isenções de taxas e outros benefícios para que o sonho de realizar um intercâmbio durante a graduação seja concretizado. Dessa forma, a CLEV-FCMMG hoje atua para que tais oportunidades de intercâmbio sejam expandidas e viabilizadas aos estudantes de medicina da instituição.

Além disso, a atuação da CLEV-FCMMG possibilita que estudantes estrangeiros tenham a oportunidade de conhecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e de vivenciar a prática médica hospitalar brasileira por meio de programas do tipo SCOPE oferecidos no Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM). A iniciativa possibilita aos estudantes intercambistas terem experiência única de usufruir de toda a infraestrutura de ponta do Hospital por meio do acompanhamento de professores e alunos da instituição em suas atividades regulares nas áreas de cirurgia geral, cirurgia plástica, clínica médica e ortopedia. O contato próximo entre discentes locais e estrangeiros, dessa forma, contribui ativamente para a formação médica abrangente, crítica e plural.

Entre em contato com a CLEV pelo email a seguir: clevfcmmg@gmail.com

Voltar ao topo