A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais faz investimentos constantes na inovação dos seus processos de ensino-aprendizagem. Entre os mais recentes, está a implementação das avaliações online. Na última semana, 1.739 alunos do curso de Medicina, do primeiro ao oitavo período, iniciaram as provas somativas, as últimas do semestre, a partir desta nova, segura e ágil modalidade de aferir o nível de assimilação do conhecimento, por parte dos estudantes.
Para aplicar as provas eletrônicas, a FCM-MG disponibilizou, com a cooperação técnica da Educat, 690 computadores e o software Exams, nos quais os alunos realizaram o exame avaliativo, que segue rigorosos protocolos de segurança. Ao todo, 60 disciplinas do curso de Medicina, distribuídas nos três turnos – manhã, tarde e noite – integraram a aplicação de prova online em larga escala.
“Essas provas eletrônicas são realizadas no espaço da própria Instituição, é uma nova tecnologia. As avaliações são realizadas em salas de aula equipadas com computadores que permitem o acesso somente à prova, pois são bloqueados para o uso de qualquer outro software, incluindo os navegadores de internet, ou seja, eles não conseguem entrar em sites de qualquer natureza”, explica Marcela Unes Pereira Renno, coordenadora administrativa e pedagógica do Nave – Núcleo de Avaliação Educacional da FCM-MG.
São evidentes os benefícios desta nova forma de realizar as avaliações semestrais: maior confiabilidade e agilidade nas correções, além de transparência em todo o processo, pois os alunos recebem, por e-mail, o espelho das respostas e podem comparar rapidamente após a correção da prova, caso haja alguma dúvida sobre a nota ou relacionada ao conteúdo das questões, que podem ser discursivas ou objetivas.
[modula id=”37639″]
Outro ganho importante está relacionado à obtenção de indicadores, conforme destaca Marcela Unes: “a partir da realização de provas no formato eletrônico, a FCM-MG passa a contar com dados mais amplos e estruturados do desempenho dos alunos, nas diferentes disciplinas de todos os cursos, algo que permitirá cruzamentos estatísticos diversos, resultando em indicadores robustos e consistentes – possíveis somente a partir de uso de tecnologia como essa – que subsidia a melhoria perene dos processos pedagógicos.”
A introdução das avaliações eletrônicas vem sendo conduzida pela FCM-MG de maneira paulatina, para garantir o sucesso dessa inovação tecnológica e a adaptação dos alunos. Os estudantes de algumas disciplinas dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina vivenciaram esta nova experiência durante o período de aplicação das provas realizadas no meio deste semestre. Agora, o novo estágio de implementação compreende a maior parte das disciplinas de Medicina, com exceção daquelas relacionadas a estágios e atividades práticas, que não envolvem esse tipo de prova, e também a inserção dos estudantes da graduação de Psicologia.
O monitoramento das provas eletrônicas aplicadas até o momento demonstra que os alunos assimilaram rapidamente a mudança, pois o sistema é intuitivo e permite a condução com um número mínimo de intercorrências, que são facilmente solucionáveis. Vale destacar que os alunos realizam as provas com o acompanhamento do professor e contam com o suporte especializado, caso ocorram dúvidas sobre as questões da prova ou dificuldade no acesso.