Inovação na saúde: workshop debate avanços nas práticas cirúrgicas minimamente invasivas

12/03/2020

Com o intuito de promover um curso de imersão em novas tecnologias na prática cirúrgica, foi realizado no Hospital Vila da Serra (HVS), no dia 15 de fevereiro, o I Workshop de Cirurgia Robótica em parceria com o Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas – MG.

A abertura do Workshop foi feita pelo professor Dr. José Eduardo Távora, Diretor Técnico do Instituto de Cirurgia Robótica da Ciências Médicas – MG, que apresentou dados sobre a implantação do sistema robótico no Hospital.

Durante o evento, mais de nove profissionais de renome compartilharam conhecimentos sobre o assunto. Entre os temas abordados, os palestrantes apresentaram as principais aplicabilidades da Cirurgia Robótica na Cirurgia Torácica e na Cirurgia Urológica.

Além do conteúdo de relevância, profissionais especialistas, alunos da Pós-graduação, enfermeiros e instrumentadores discutiram sobre o que há de mais moderno no campo de cirurgia minimamente invasiva, debateram as diversas funcionalidades do sistema robótico e puderam assistir à apresentação de casos clínicos.

Similar à uma cirurgia aberta convencional, a cirurgia robótica inova os procedimentos ao incorporar um método de máxima precisão, alcance em áreas de difícil acesso e visualização tridimensional. Em Minas Gerais, já foram realizadas mais de 1.500 procedimentos cirúrgicos de forma eficaz e assertiva, por meio do robô da Vinci® Surgical System .

O programa de Cirurgia Robótica do HVS, desenvolvido em parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), pioneira em Minas Gerais, completou três anos de atividade em setembro de 2019, com mais de 500 procedimentos realizados.

Voltar ao topo