Hospital Universitário Ciências Médicas – MG é líder em estudo internacional sobre doença arterial periférica dos membros inferiores

22/03/2021

O Centro de Investigação Clínica (CIC) do Hospital Universitário Ciências Médicas-MG (HUCM-MG) desempenhou o importante papel de centro de pesquisa líder nacional do estudo intitulado VOYAGER-PAD, com expressiva notoriedade para a Ciências Médicas.

O estudo VOYAGER-PAD trata dos desfechos na doença arterial periférica dos membros inferiores. Teve caráter multicêntrico internacional, sendo realizado em 542 centros mundiais de pesquisa vascular especializada, de 34 países, incluindo 19 centros de grande destaque universitário no Brasil entre eles o Centro de Investigação Clínica (CIC). O estudo incluiu 6.564 pacientes, que participaram da pesquisa entre agosto de 2015 e janeiro de 2018. No estudo, os pacientes pós-revascularização do membro inferior foram estudados para uma nova proposta de estratégia de tratamento, visando prevenir várias complicações arteriais trombóticas agudas. No Brasil, a Ciências Médicas teve a honra de ser o centro de pesquisa líder nacional, escolhido pelo Dr. Hiatt/CPC (Centro de Prevenção do Colorado) e pelos patrocinadores da pesquisa, para conduzir o estudo sob a coordenação do Dr. David Brasil, cardiologista do Hospital Universitário Ciências Médicas.

Cada centro de pesquisa e país teve suas próprias datas de início do estudo, de acordo com a aprovação nos respectivos centros de ética em pesquisa. A visita final de monitoria e o término do estudo em nosso Centro de Investigação Clínica ocorreram entre janeiro e fevereiro de 2020. Os resultados foram conhecidos, preliminarmente, durante o Congresso Virtual 2020 do renomado American College of Cardiology, de 28 a 30 de março do ano passado. As publicações ocorreram em 28 de março de 2020 e 8 de dezembro de 2020. As duas publicações do estudo realizadas até o presente momento estão nas mais importantes revistas médicas especializadas internacionais (New England Journal of Medicine e Circulation),

O mentor do estudo VOYAGER-PAD foi o consagrado médico americano Dr. William R. Hiatt, do Centro de Prevenção do Colorado (CPC), da Universidade do Colorado (EUA), uma das mais destacadas autoridades mundiais na doença arterial periférica.

A ciência e a prática clínica vascular ganharam informações adicionais com potencial de melhorar os recursos terapêuticos e a qualidade de vida dos nossos pacientes.

Confira, abaixo, algumas fotos do professor Dr. Hiatt* durante a solenidade de entrega da medalha de mérito educacional Dr. Lucas Machado, concedida pela Feluma/Ciências Médicas em 2008.

Da esquerda para a direita: Dr. Wagner Eduardo Ferreira – Presidente da Feluma e Dr.William R. Hiatt – Diretor do Centro de Prevenção do Colorado (CPC) (2008).

 

Da esquerda para a direita: Sr. Flávio de Almeida Amaral – Superintendente Geral da Feluma, Dr.William R. Hiatt – Centro de Prevenção do Colorado (CPC) e Dr. David Brasil – Médico Cardiologista do Hospital Universitário Ciências Médicas-MG e Investigador Líder Nacional do Estudo no Brasil (2008).

 

*Dr. William R. Hiatt faleceu em 08 de dezembro de 2020, após lutar contra o câncer.

Voltar ao topo