Pesquisa e Extensão

O setor de Pesquisa e Extensão da Faculdade Ciências Médicas – MG foi criado em agosto de 2010, com o intuito implementação de políticas de desenvolvimento em pesquisa, extensão e criação e acompanhamento de Ligas Acadêmicas em diferentes campos da saúde. A institucionalização de um setor responsável pela promoção da extensão e da pesquisa atesta a preocupação e o interesse da Faculdade em fornecer a melhor formação para seus alunos, integrando-os na realidade social, através da extensão acadêmica e estimulando o espírito crítico e ético por meio da pesquisa. A partir do ano de 2016, as atividades realizadas pelo setor de Pesquisa e Extensão foram ampliadas.  Atualmente, além do acompanhamento das Ligas Acadêmicas e das atividades de pesquisa e extensão, que aumentaram de forma considerável, o setor de Pesquisa e Extensão também realiza a gestão da Revista Interdisciplinar Ciências Médicas (RICM), dos Anais Ciências Médicas, Grupos de Pesquisa, Grupos de Estudos e oferece apoio estatístico e de publicação aos docentes e discentes da FCM-MG.

São objetivos da Coordenação de Pesquisa e Extensão:

  • assessorar, regulamentar e acompanhar a realização de projetos de pesquisa e de extensão;
  • assessorar na elaboração de projetos e programas de pesquisa e extensão, estimulando e dando apoio às suas realizações;
  • opinar em processos que envolvam pesquisa e extensão para os cursos de graduação da FCM-MG;
  • assessorar, regulamentar e acompanhar o processo de criação e as atividades das Ligas Acadêmicas;
  • promover atividades de capacitação científica aos docentes e discentes em todos os Cursos de Graduação da FCM-MG;
  • estimular e apoiar o corpo docente e discente na realização, publicação e divulgação de suas produções científicas.

Para esclarecimento de qualquer dúvida, acesse o Regulamento da Pesquisa e Extensão

Coordenadora

Profa. Fernanda Souza da Silva

Professores Colaboradores

O setor conta com professores colaboradores responsáveis pele acompanhamento das atividades de Pesquisa, Extensão e Ligas Acadêmicas, apoio para publicação e gestão da Revista Interdisciplinar Ciências Médicas.

Apoio estatístico

O setor de Pesquisa e Extensão possui uma profissional de estatística para auxiliar nas pesquisas de docentes e discentes da graduação.

Monitoria

O setor seleciona, anualmente, por meio de concurso, sete monitores bolsistas, tendo pelo menos um representante de cada curso de graduação (Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia). Os cursos que não possuírem candidatos no concurso terão as vagas repassadas para os alunos excedentes com melhor pontuação, independente do curso. O edital de monitoria é lançado no portal do aluno.

Contatos

Telefone: (31) 3248-7238
E-mail: pesquisa.extensao@feluma.org.br
Horário de atendimento: 08h00 às 18h00
Assistentes: Fernando Alberto de Oliveira Bueno, Marcello Soares Barbosa, Rayanne Pinheiro Lopes e Salete Kelly Chaves

Voltar ao topo