Pesquisa

A Pesquisa e Extensão da FCM-MG busca implementar uma política de desenvolvimento de atividades de pesquisa em todos os cursos de graduação da FCM-MG (Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia). O setor busca despertar o interesse do corpo discente pela pesquisa científica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho e vinculadas a projetos, sob a orientação do professor/pesquisador vinculado à instituição.

A FCMMG, por meio de fomento institucional ou de órgãos de fomento, busca oferecer ao estudante experiência do método científico em suas diversas etapas, desde o estudo aprofundado da literatura sobre um tema até a preparação de trabalho para a publicação, introduzindo o estudante em um conjunto de questões relevantes relacionadas à investigação científica, tais como a ética em pesquisa, o método epidemiológico, a utilização de recursos de informática em pesquisa e o levantamento bibliográfico.

Os projetos de iniciação científica são desenvolvidos com bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) da FCM-MG e, quando disponível com bolsas de órgãos de fomento.

As bolsas são concedidas mediante processo de seleção, com base em condições e critérios pré-estabelecidos.

Os projetos de pesquisa que não foram contemplados com bolsas de iniciação científica nos editais poderão ser cadastrados no setor de Pesquisa e Extensão para acompanhamento e certificação. Para isso, o projeto deverá estar aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa e a coleta de dados não pode ter sido iniciada.

Para esclarecimento de qualquer dúvida, acesse o Regulamento do Setor de Pesquisa e Extensão.

 

Edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) da Faculdade Ciências Médicas (FCM-MG)

O PROBIC/FCMMG tem como objetivo incentivar a elaboração de um projeto de pesquisa pelo estudante, sob orientação de um professor da instituição. As bolsas do PROBIC/FCMMG possuem duração de 12 meses e são oferecidas por meio de dois editais divulgados ao longo do ano. Para concorrer a bolsa do PROBIC/FCMMG, o aluno deverá cadastrar o seu projeto e seguir as diretrizes do edital vigente.

 

Edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) vinculado ao Mestrado Ciências Médicas

O PROBIC/FCMMG procura desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e complementar sua formação acadêmica, por meio da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação da FCM-MG, sob a orientação de pesquisador  integrante da instituição.

O edital é lançado uma vez por ano. Os alunos selecionados nesse Edital são ligados a projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação da FCM-MG. O projeto e a bolsa possuem duração de 12 meses. Para concorrer, o estudante deverá se inscrever em um projeto do seu interesse. A seleção é realizada por meio de entrevista com o professor orientador do projeto.

 

Últimos editais

Os editais dos últimos processos seletivos podem ser consultados nos links abaixo. A Pesquisa e Extensão informa que os editais sofrem alterações anualmente.

Edital PROBIC/FCMM – 2020
Edital PIBIC/FAPEMIG – 2020 (vinculado ao Mestrado Ciências Médicas)

Observação: os editais são constantemente atualizados pelo setor de Pesquisa e Extensão. Dessa forma, as informações contidas no edital de 2020 podem ser alteradas para o próximo edital.

 

Resumos de projetos de iniciação científica já realizados

PIBIC/FAPEMIG – 2018
PIBIC/FAPEMIG – 2017
PIBIC/FAPEMIG – 2016
PIBIC/FAPEMIG – 2015

Voltar ao topo