Inserir Shortcode

Internato Saúde Coletiva

Internato Saúde Coletiva

Internato Saúde Coletiva

Sobre

O estudante da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais dedica-se intensamente durante 4 anos para, posteriormente, participar do Internato de Saúde Coletiva (Rural) na região metropolitana de Belo Horizonte ou no interior de Minas Gerais. Essa experiência permite ao aluno atuar na Atenção Primária à Saúde, que é a linha de frente do SUS, como integrante de uma equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para que a vivência seja completa e mais próxima da realidade das comunidades, o aluno participa ativamente dos atendimentos individuais e coletivos prestados na unidade básica de saúde, sempre acompanhado de um profissional da equipe.

Este também é um momento oportuno para o estudante desenvolver outras competências e habilidades, com o objetivo de entender o paciente e atendê-lo de forma humanizada e empática. Além disso, o internato proporciona a oportunidade de conhecer e praticar educação e gestão em saúde.

Depoimento – Lucas Guimarães Vieira Martins – aluno do 6º ano

“Hoje, terminando um curso de medicina, após ler diversas diretrizes, livros escritos por grandes mestres, artigos com revisão e evidências firmes sobre as melhores condutas e terapêuticas, entendi um pouco mais sobre o que é me formar médico. “Seu” Dorival não entendia as diretrizes, apesar de cumprir critérios para seguir várias das melhores condutas que a medicina poderia lhe oferecer. “Seu” Dorival não entendia seu caso, ele não poderia saber o que estava deixando de receber. Eu com as mãos cheias das atualizações e do conhecimento que precisava para tornar a vida do velho senhor mais digna, não pude entregar a ele. Tudo que foi construído por nossa sociedade, para melhorar, trazer humanidade, qualidade de vida, dignidade humana, poderia ser jogada no lixo nesse momento, pelo simples fato da segregação que criamos acerca daqueles que não recebem as devidas oportunidades. A falta de recursos é extrema, o sistema não chega até a terra batida com suor”.

Rolar para cima