Feluma se reúne com SMS-BH para apresentar novos projetos

09/11/2018

Na reunião realizada na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMS-BH), foram apresentados projetos que serão implantados pela Feluma, a Fundação Educacional Lucas Machado, com ênfase na saúde e educação.

Dentre eles, está a inauguração da Pós-graduação na área de Odontologia, que será no mês de dezembro. A unidade educacional será coordenada pelo professor Eustáquio Araújo, profissional de grande credibilidade e competência na área, que destacou a importância da iniciativa na formação profissional e no papel que vai desempenhar no atendimento ao público.

Na oportunidade, o presidente da Feluma, dr. Wagner Eduardo Ferreira, apresentou a Pós-graduação de odontologia ao secretário municipal de saúde, Jackson Machado Pinto, como um presente da instituição a Belo Horizonte, em comemoração ao aniversário de 121 anos da cidade, consolidando ainda mais a parceria com a prefeitura municipal de Belo Horizonte.

O presidente Dr. Wagner destacou ainda a implantação da Cirurgia Bucomaxilofacial que será feita no Hospital Universitário e na Faculdade Ciências Médicas.  “Nós vamos contar também com uma especialização e/ou residência, mas nosso grupo já quer começar a receber o paciente. Os próprios professores, vão executar as cirurgias, e isso é imediato”.

Outro projeto apresentado foi a ampliação da Hemodiálise Ciências Médicas, que vai passar dos atuais 71 pacientes atendidos por mês pelo SUS, para 600. Um aumento significativo que, de acordo com o secretário, acabaria com a fila que existe hoje no município. “Isso vai aliviar muito a sobrecarga do nosso sistema, vai trazer mais facilidade, facilitar o acesso também, aqueles pacientes que tem doença renal crônica e que precisam muito deste tratamento “.

Durante a reunião, o presidente da Feluma também falou sobre a ampliação do Ambulatório Ciências Médicas. A construção de um prédio de 8 andares, vai proporcionar um grande crescimento na área das especialidades oferecidas, dobrando o atendimento 100 % SUS que é feito no local.

Ao final da reunião, o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte recebeu, com muito otimismo, a iniciativa da instituição, principalmente num cenário de crise da saúde e destacou a importância da parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Feluma.

Feluma já é um parceiro tradicional da prefeitura há muitos anos.  Então, esta parceria é muito bem-vinda, e valorizada por nós, além do mais eu tenho o privilégio de ser professor titular de dermatologia da faculdade e ser membro do Conselho Deliberativo da Feluma.  E enquanto secretário, trato com isonomia todas as entidades, mas eu não posso negar que valorizo muito o trabalho que a Feluma faz para a cidade”.

Voltar ao topo