Inserir Shortcode

FELUMA inaugura espaço cultural em BH

FELUMA inaugura espaço cultural em BH

Novo teatro busca fomentar as artes e integrá-las à formação e ao ensino acadêmico

 

Belo Horizonte está prestes a ganhar mais um espaço cultural. A inauguração será realizada no dia 2 de dezembro, por iniciativa da Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), mantenedora da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG). O Teatro FELUMA está localizado no terraço da FCM-MG (Alameda Ezequiel Dias, 275, 7º andar – Centro, BH) e se encontra em fase final de instalação. Será composto pela sala Geraldo Magela Gomes da Cruz – preparada para receber espetáculos teatrais, musicais e de dança –, sala para ensaios, cafeteria e amplo hall, com estrutura para exposições artísticas e lançamentos literários.

Segundo o presidente da FELUMA, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, o teatro trará um enorme ganho cultural para artistas, produtores culturais e cidadãos belo-horizontinos. “Vamos abrir o espaço para os artistas do Estado e fomentar todos os segmentos da cultura. A ideia é que o local tenha um valor de utilização acessível, para que produtores viabilizem eventos”, afirma. Outro objetivo da Fundação é utilizar o espaço cultural também para a realização de seminários, congressos científicos e outras atividades acadêmicas.

A curadoria do Teatro FELUMA é do neurocirurgião Prof. Dr. Jair Raso, que, além de lecionar na FCM-MG, é escritor, dramaturgo e diretor teatral, autor de vários textos encenados, como Chico Rosa, Três Mães, A corda e o Livro, Julia e a Memória do Futuro e DDD: Deleite Depois Delete (Grupo Med&Cena). Para ele, a formação científica é tão necessária ao profissional da saúde quanto as questões humanas e, nesse sentido, a cultura tem papel fundamental. “Temos a convicção de que a Medicina e o Teatro se encontram na admiração pela novidade e no respeito pelas tradições. O Teatro ensina ao médico a hora de calar e a hora de falar e facilita a compreensão do contexto do paciente e de seus familiares”, afirma o professor.

Rômulo Duque, presidente do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc), comemora o anúncio, principalmente em um momento em que salas de teatro estão sendo fechadas em BH. “Há uma carência de espaços adequados aos artistas e produtores culturais da cidade. Não adianta ter um grande teatro com 800 lugares se o custo é muito alto. Temos que aplaudir essa iniciativa da FELUMA.” Para Maria Magdalena Rodrigues da Silva, presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Minas Gerais, a estrutura do local será importante para resgatar a sinergia entre os integrantes da classe artística do Estado. “Teremos mais uma oportunidade para nos aproximar novamente, pois o teatro vai ser um ponto de encontro e interação.”

 

Integração entre as artes e as ciências médicas

 

Além de oferecer um novo espaço cultural para a cidade, a FELUMA quer incluir a atividade cultural no dia a dia da comunidade acadêmica, formada por mais de duas mil pessoas, entre alunos, professores e colaboradores. O objetivo, segundo o Prof. Dr. Jair Raso, é fazer da cultura e das artes um instrumento a mais para a formação humanística do profissional de saúde.

“Queremos criar uma pauta de ocupação e de criação, com atrações culturais do nosso meio artístico. Além disso, pensamos em utilizar o espaço para estimular e promover encontros entre os estudantes e os artistas, por meio de debates e oficinas relacionados às artes cênicas.”

 

Estrutura do Teatro Feluma

 

Em fase final de instalação, a estrutura do Teatro FELUMA apresenta alto padrão de acabamento e recursos para oferecer a melhor experiência de utilização tanto para a plateia quanto para os profissionais envolvidos nos eventos. O espaço possui mais de 400 lugares, poltronas modernas e confortáveis; sistema de áudio e vídeo de última geração, com três projetores a laser e automação; streaming e captura de áudio e vídeos para transmissões; tradução simultânea; iluminação cênica; acústica especial; palco em 14m de boca de cena e preparado para vários perfis de espetáculos; sala para ensaios; sala de imprensa; bilheteria; hall amplo e estruturado para exposições, mostras e coquetéis; camarim; acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e obesas; estacionamento com acesso direto ao Teatro. O projeto é assinado pela arquiteta Ana Machado e pela engenheira Cristina Resende.

 

A FELUMA

 

A Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) é uma Instituição filantrópica de direito privado, sem fins lucrativos. Tem como finalidade geral o desenvolvimento e a manutenção de atividades voltadas para a educação, saúde, assistência social e pesquisa no campo das ciências exatas, humanas e biológicas, com vistas ao atendimento de demandas sociais as mais diversas. Para tanto, mantém vários institutos, entre eles a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG).

A FELUMA possui forte vocação e o propósito de propiciar ensino e formação multidisciplinar e acredita que o aprendizado pode ser ampliado por meio da associação entre cultura e educação. Por isso, a Instituição investe na construção do Teatro FELUMA, localizado dentro da própria Faculdade.

 

 

Clique aqui e faça o download das imagens.

Posts

relacionados

Conselho Deliberativo da Feluma aprova as demonstrações financeiras do exercício de 2023

Contas da Fundação também passaram por auditoria da KPMG e foram aprovadas sem ressalvas   Na última quinta-feira (11), o Conselho Deliberativo da Feluma, reuniu-se em sua sede, para deliberar...
14 abril 2024

XX SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO ACADÊMICA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS – SIMPEX

O XX Simpósio de Pesquisa e Extensão Acadêmica da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E EXTENSÃO ACADÊMICA traz a temática da “Para além...
26 março 2024

HUCM-MG dá início à primeira turma de especialização em Medicina Hospitalar

Vagas para a especialidade no Hospital Universitário Ciências Médicas prometem ser concorridas nos próximos anos   Os novos alunos do primeiro Programa de Especialização em Medicina Hospitalar, na modalidade R3,...
26 março 2024

Ciências Médicas realiza primeira Defesa Internacional de Mestrado

A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais realizou sua primeira Defesa Internacional de Mestrado, onde o professor de geriatria Pedro de Castro Lopes apresentou sua pesquisa perante a banca do Programa...
26 março 2024

CHAMADA ESPECIAL “CIÊNCIAS MÉDICAS NA CRUZ VERMELHA” REGULAMENTO – 1º SEMESTRE/2024

O Setor de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Médicas – MG (FCMMG) torna público o presente regulamento e abre seleção para participação voluntária, de estudantes regularmente matriculados nos...
25 março 2024

Processo Seletivo para bolsas – PROBIC /vinculado ao mestrado – 01/2024

A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, por meio deste regulamento, convoca seus discentes de graduação interessados em integrar o Programa de Bolsas de Iniciação Científica, que objetiva incentivar...
15 março 2024
Rolar para cima