FCM-MG é destaque em avaliação de qualidade do MEC

04/05/2021

A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) obteve conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), conceito que demonstra a alta qualidade do ensino dos cursos oferecidos pela FCM-MG. Dentre as mais de 260 instituições avaliadas somente em Minas Gerais, apenas 28% obtiveram conceito na faixa mais alta, que vai de 1 a 5.

Entre os diferenciais que contribuíram para a nota da FCM-MG, destacam-se o grande investimento em pesquisa científica, o alto padrão de qualidade do corpo docente, laboratórios de ponta e a concessão de bolsas de iniciação científica para os alunos de graduação, entre outros.

O cálculo para a definição da nota do IGC considera aspectos como: a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

Esse índice é um indicador de qualidade avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e integra o conjunto de procedimentos e instrumentos que avalia as instituições de ensino, de acordo com o que prevê a Lei do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Voltar ao topo