Cátedra Lucasiana 2020

25/08/2020

Disciplina Extracurricular: cultura à partir da ciência, arte, filosofia, literatura e de pensadores. Normalmente, são quatro encontros anuais em forma de conferências, palestras, simpósios, mesas-redondas e minicursos.

Coordenação: Prof. Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz

Neste ano de 2020, em função do contexto de isolamento social provocado pela COVID-19, os encontros serão realizados na modalidade online. Confira a programação:

20/08/2020: “50 anos sem Lucas Machado nos 70 anos da Faculdade”

03/09/2020: “A primeira fase da FCM-MG – os primeiros 20 anos sob comando de Lucas Monteiro Machado (1950 – 1970)”

17/09/2020: “A segunda fase da FCM-MG – os 35 anos após Lucas Monteiro Machado (1970-2005)”

01/10/2020: “A terceira fase da FCM-MG – os 15 anos de recuperação e crescimento da Feluma e seus institutos (2005-2020)”

15/10/2020: “A Feluma e seus institutos: conquistas e desafios antes e durante a pandemia”

• Palestrantes: diretores e coordenadores dos institutos Feluma.
    • Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG)
    • Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM-MG)
    • Instituto de Olhos Ciências Médicas (IOCM-MG)
    • Ambulatório Ciências Médicas (ACM-MG)
    • Pós-graduação Ciências Médicas (PGCM-MG)
    • Cirurgia Robótica Ciências Médicas (CRCM-MG)
    • Instituto AGOS
    • Centro de Serviços Compartilhados – CSC
  • Link de acesso: https://bit.ly/catedra5_2020

29/10/2020: “Os espaços culturais criados pela Feluma”

• A “Cátedra Lucasiana”: Geraldo Magela Gomes da Cruz
  • O “Centro de Memória Ciências Médicas”: Geraldo Magela Gomes da Cruz
  • O Espaço Conhecimento e Saber: Geraldo Magela Gomes da Cruz
  • O Espaço Expositivo de Mostras: Geraldo Magela Gomes da Cruz e Paola Bessa Cunha
  • O Teatro Feluma: Jair Raso
  • Link de acesso: https://bit.ly/catedra6_2020

05/11/2020: “Um atlas para marcar as comemorações dos 70 anos da FCM-MG”

Importante:
Os links de acesso às lives estarão disponíveis somente no dia e horário do evento.

Aluno CMMG:
Ao acessar a live, preencha o nome completo para identificação na emissão do certificado* de horas complementares.

(*) Certificado:
Haverá emissão de certificado para alunos e professores da Faculdade Ciências Médicas – MG que permanecerem na sala virtual por, no mínimo, 90% do tempo de transmissão de cada live.

Para validação como atividade curricular complementar, o aluno precisa assistir a, pelo menos, cinco edições da Cátedra Lucasiana em 2020. O participante deverá solicitar a emissão do certificado ao setor de Pesquisa e Extensão, após a última live do ano, em novembro de 2020.