A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) dedica-se a formar profissionais capacitados para se destacarem no mercado de trabalho, o que demonstra a excelência do projeto pedagógico da Instituição. Outra evidência do alto padrão no ensino é o desempenho dos egressos, tal como a aprovação de quatro egressas no concorrido processo seletivo de Residência Médica da Universidade de São Paulo (USP). A conquista de Carolina Lopes, Flávia Costa, Laura Volponi e Julia Vaz, graduadas em Medicina, reforça a qualidade de formação oferecida pela FCM-MG.
A experiência de ser aprovada em Dermatologia no processo seletivo da Residência Médica da USP é descrita pela egressa Julia Vaz, 2º lugar geral no exame. “A alegria é proporcional à grandeza desta oportunidade”, disse. Ela explicou que as disciplinas ofertadas nos primeiros anos dos cursos tiveram papel relevante em sua formação diferenciada e contribuíram para a conquista. “A Faculdade oferece uma base muito sólida, sendo o alicerce para a construção e consolidação do conhecimento”, afirmou.
A egressa Carolina Lopes conta que a preparação para a prova de Infectologia da Residência da USP começou ainda na graduação, a partir dos ensinamentos compartilhados pelos professores e dos conteúdos previstos na grade curricular do curso de Medicina da FCM-MG. “Um processo longo que exigiu foco e constância para atingir a realização de um sonho. Tudo que eu estudei na Faculdade me ofereceu a base. Os seis anos que eu estive na CMMG tiveram grande peso em minha aprovação na Residência”, disse.
Para Laura Volponi, conquistar a aprovação em Pediatria na Residência da USP é a realização de um objetivo profissional. “Parecia uma ambição distante, mas foi concretizada a partir de muito esforço e anos de estudo”, conta. A egressa aponta como diferencial a infraestrutura da Ciências Médicas – MG e destaca o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística – Labsim, que oferece tecnologia que enriquece o curso com práticas simuladas de cirurgia e clínica médica. Ela também elogia a equipe de profissionais da Instituição que são altamente capacitados.
Flávia Costa relata o significado da aprovação no processo seletivo de Cirurgia Geral da USP e como a Faculdade influenciou na conquista. “Eu ainda estou sem acreditar. Considero o resultado como fruto de seis anos dedicados a me tornar uma profissional de alto nível”, explica. A egressa ressalta que os programas de internacionalização viabilizados pela CMMG propiciaram uma dinâmica de aprendizado conectada com diferentes contextos. “O intercâmbio que eu fiz em Lille, na França, foi um lugar de grande aprendizado e me proporcionou outras visões da medicina”, declarou.
A Faculdade Ciências Médicas – MG parabeniza as egressas de Medicina pelo êxito e sente-se profundamente honrada em fazer parte da trajetória de formação destas profissionais.
O processo seletivo de Residência Médica da USP é um dos exames mais concorridos do Brasil. Por sua alta qualidade e excelência, atrai os profissionais mais bem preparados do país inteiro. Para 2023, foram disponibilizadas 751 vagas em 143 especialidades que atraíram o interesse de 8.706 médicos, o que confere uma relação candidato vaga/geral de 12,19.