Inscrições abertas

Psico-Oncologia  

  • Profissionais da área de saúde, em especial psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e outros envolvidos no cuidado ao paciente oncológico, bem como seus familiares e equipe profissional.Público-alvo

    Profissionais da área de saúde, em especial psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e outros envolvidos no cuidado ao paciente oncológico, bem como seus familiares e equipe profissional.

  • 568 horas, sendo 120 horas de prática profissional supervisionada – 18 meses com 3 encontrosCarga Horária

    568 horas, sendo 120 horas de prática profissional supervisionada – 18 meses com 3 encontros

  • 18 parcelas R$ 566,00 ou
</br></br>
1 parcela R$ 566,00 + 20 parcelas R$ 512,00Investimento

    18 parcelas R$ 566,00 ou

    1 parcela R$ 566,00 + 20 parcelas R$ 512,00

Psico-Oncologia

Previsão de início das aulas: 07 de maio 2021*

Coordenação

Professora Marília Ávila de Freitas Aguiar

Doutora em Ciência da Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina – UFMG. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC – SP. Vice-Presidente da SBPO biênio 2008-2010. Presidente da SBPO em Minas Gerais biênio 2010-2013, 2013-2015, e desde 2019. Membro fundador da FORMATA – Capacitação para se lidar com o morrer, a morte, as perdas e o luto. Certificação de Distinção de Conhecimento em Psico-Oncologia pela SBPO. Certificado de Distinção de Conhecimento em Psicologia da Saúde pela ALAPSA. Condecorada com o Prêmio Jimmie Holland da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia em 2018 por se destacar à frente da Psico-oncologia. Membro do Comitê de Saúde Emocional do Instituto Oncoguia.

Objetivos

Capacitar, em nível de especialização, profissionais graduados em cursos da área da saúde para a atuação profissional de assistência humanizada à pessoa portadora de câncer, apresentando temas de relevância e contribuindo para a qualidade dos cuidados desde o trabalho preventivo até mesmo diante da impossibilidade terapêutica.

Carga horária

568 horas, com 3 encontros.

400 horas à distância

48 horas em encontros

120 horas em prática profissional supervisionada

 

Critério de seleção:

Análise curricular e justificativa de interesse pelo curso.

Mais informações

 

*Data prevista para início do curso caso atinja o número mínimo de alunos.

Saiba mais sobre o curso

 



Clique aqui e inscreva-se no curso

Se interessou? Cadastre-se para receber mais informações.

*campos obrigatórios

     




     

     

    Tem interesse em fazer o curso:

     

     

    Tem curso superior completo:



     

     

    Programa
     
    Introdução à Psico-Oncologia
    Noções básicas de Oncologia
    Noções básicas de Oncopediatria
    Intervenções em Psico-Oncologia
    Psico-Oncologia Pediátrica
    Espiritualidade e Câncer
    Cuidados paliativos, Finitude e Luto
    Bioética
    Atenção ao cuidador
    Metodologia Científica
    Encontros presenciais
    Prática profissional
    Processo de inscrição
    1. Preencher a ficha de inscrição disponível nesta página.
    2. Enviar o currículo juntamente com uma cópia da comprovação de formação acadêmica frente e verso (diploma, certificado e/ou declaração de conclusão), cópia identidade, cópia CPF e cópia comprovante de endereço, justificativa de interesse para o processo seletivo, via e-mail: posgraduacao@feluma.org.br.
    3. Após o envio dos documentos, será encaminhada por e-mail o resultado da análise curricular no prazo de até 05 dias uteis.
    • Durante o processo seletivo, poderá ocorrer, a critério do coordenador, entrevista para fins de desempate.
    • Caso não haja número suficiente de inscritos, reservamo-nos o direito de cancelar o curso e proceder à devolução dos valores pagos pelos candidatos.
    Requisitos Tecnológicos
    O aluno terá acesso a um Ambiente Virtual de Aprendizagem, desenvolvido em conformidade com o modelo de educação a distância da instituição (Moodle) e, para tanto, deve ter ou poder acessar um computador com a seguinte configuração mínima:
    •  Processador de 750 Mhz, Intel, Pentium ou AMD e memória RAM de 256MB.
    •  Placa de vídeo configurada para 800 x 600 pixels e 256 cores (recomenda-se 1024 x 768 pixels e 65536 cores/16 bits).
    •  Placa de som com caixas acústicas ou fones de ouvido.
    •  Sistema Operacional: Windows 2000 (SP4), XP (SP2 ou SP3) ou Windows Vista (SP1).
    • Em relação aos softwares, recomenda-se que o aluno tenha em seu computador alguns itens importantes
    Alguns materiais de apoio, Podcast e Vídeos, exigem a utilização dos seguintes programas:
    • Arquivos PDF: Adobe Reader 8 ou superior.
    • Textos: Processadores de texto com compatibilidade para abrir e salvar arquivos no formato .doc (no mínimo Microsoft Word 97-2003).
    • Planilhas: Software com compatibilidade para abrir e salvar arquivos no formato .xls (no mínimo Microsoft Excel 97-2003).
    • Apresentações: Software com compatibilidade para abrir e salvar arquivos no formato .pps e .ppt (Microsoft PowerPoint 97-2003).
    • Arquivos de áudio e vídeo: Recomendável que o computador tenha instalado os plugins MediaPlayer e Flash.
    • Correio eletrônico pessoal (e-mail): hotmail, Yahoo, gmail, outros.
    • Navegador de Internet: Internet Explorer 6.0x ou superior, Firefox 3 ou superior.
    • Acesso à internet: Conexão mínima para linha discada de 56Kbps. Ideal: Banda larga de, no mínimo, 150Kbps.
    Observação: Para conexões discadas, o acesso a conteúdos em formato multimídia, como animação, áudio, slides e vídeo pode ser razoavelmente demorado. As ferramentas de interação (Chat e Fórum) poderão ser utilizadas de forma satisfatória.

    Ciências Médicas de Minas Gerais

    Alameda Ezequiel Dias, 275, CEP: 30130-110

    Belo Horizonte/MG - Brasil

    Informações (31) 3248-7230