Ciências Médicas na Praça – ação social voltada para a saúde

14/11/2018

No sábado, dia 01/12, será promovido no município de Nossa Senhora do Carmo, o próximo evento “Ciências Médicas na Praça”. Uma ação social com atendimento à saúde voltado para as comunidades mais carentes.

O projeto funciona da seguinte forma: a Coordenação Pesquisa e Extensão da Faculdade entra em contato com as Secretarias de Saúde dos municípios para conhecer as demandas do local. A partir daí, são definidas quais as Ligas Acadêmicas da Faculdade poderão suprir as necessidades.

Trinta alunos, que participam das Ligas Acadêmicas, devem participar das atividades que ocorrerão no evento. As ligas acadêmicas que realizam intervenções são supervisionadas por pelo menos um médico residente,  indicado por um professor da área.

O projeto “Ciências Médicas na Praça” é um programa criado pela Coordenação de Pesquisa e Extensão em conjunto com os acadêmicos para levar os serviços das ligas da Faculdade para o interior do estado.

Atualmente, existem Ligas nas áreas de Medicina Cardiovascular, Cirurgia, Endocrinologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Imaginologia, Intervenção na saúde, Neurologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia e Medicina do Esporte, Patologia, Psicanálise, Puericultura, Saúde Mental, Cuidados Paliativos, Pneumologia, Habilidades e Simulação Realística.

Além desta iniciativa “Ciências Médicas na Praça”, as ligas acadêmicas desenvolvem diversas atividades de extensão, que além de ajudar na formação dos alunos, promovem atividades de promoção e prevenção de saúde, de graça à população.

Para se ter uma ideia, no Ambulatório Ciências Médicas que atende 100% SUS, a Liga de cirurgia contribui com mutirões para a retirada de pintas na pele e outras pequenas cirurgias que ajudam a reduzir a grande demanda por estes procedimentos.

Veja uma fotos do evento do ano passado.

Voltar ao topo