Ciências Médicas atinge a marca de 3 mil cirurgias robóticas realizadas

25/11/2021

O Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas – MG, iniciativa pioneira em Minas Gerais, atingiu, nesta semana, a expressiva marca de 3 mil cirurgias, realizadas por meio de plataforma robótica, em especialidades como cirurgias urológicas, torácicas, cirurgias gerais, coloproctológicas e ginecológicas. A utilização dessa tecnologia garante resultados expressivos para o paciente, a partir de procedimentos mais seguros e minimamente invasivos.

A Ciências Médicas foi pioneira nesse tipo de procedimento em Minas Gerais ao adquirir o Sistema Cirúrgico Robótico Da Vinci. Após cinco anos da primeira cirurgia, realizada em setembro de 2016, o Instituto possui, atualmente, quatro das cinco plataformas disponíveis no Estado, sendo o maior programa do Brasil, em número de procedimentos realizados, fora do eixo Rio de Janeiro / São Paulo.

 

Ciências Médicas atinge a marca de 3 mil cirurgias robóticas realizadas
Ciências Médicas atinge a marca de 3 mil cirurgias robóticas realizadas

 

Na cirurgia robótica, o médico utiliza um sistema com visualização tridimensional e alta definição, para reproduzir todas as características de uma cirurgia aberta convencional. Esta tecnologia representa o que há de mais avançado no campo dos procedimentos minimamente invasivos, proporcionando inúmeras vantagens para os profissionais e benefícios vitais para os pacientes como maior conforto, redução da dor, dos sangramentos e do tempo de internação, melhores resultados funcionais, menor risco de infecção hospitalar e diminuição do uso de medicamentos analgésicos.

A marca das 3 mil cirurgias foi atingida a partir da parceria com 4 hospitais mineiros: Vila da Serra, Felício Rocho, Uberlândia Medical Center e Orizonti. A Fundação Educacional Lucas Machado – Feluma, mantenedora do Instituto, disponibiliza os equipamentos robóticos para que essas instituições ofereçam atendimento aos seus pacientes. Olhando para as especialidades cirúrgicas, observa-se que a urologia ocupa o primeiro lugar com 2149 procedimentos, seguida pela cirurgia geral (423), torácica (198), ginecologia (150) e coloproctologia (80).

É importante destacar, também, o aspecto educacional do programa, que oferece o curso de Certificação em Cirurgia Robótica, certificado pela Pós-graduação Ciências Médicas – MG e reconhecido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC, propiciando a formação e especialização de médicos por meio de prática supervisionada e acompanhada por experientes e excelentes preceptores.

Do ponto de vista acadêmico, científico e tecnológico, a iniciativa pioneira da Ciências Médicas amplia a representatividade da cirurgia mineira em âmbito nacional e oferece a professores, pesquisadores e alunos a oportunidade de participarem de um importante processo de inovação na área da saúde, envolvendo o aperfeiçoamento de técnicas que são referência em todo o mundo.

 

 

Voltar ao topo