Graduação

Saiba como organizar os estudos e encaixar essa rotina com o trabalho no dia a dia

Saber como organizar os estudos e conciliá-los com o trabalho ou estágio é muito importante para que você tenha uma rotina mais eficiente e evite a sobrecarga de atividades.

Autor
FELUMA
Postado em 29 de março de 2021 - Atualizado em 5 de abril de 2021

Saber como organizar os estudos e conciliá-los com o trabalho ou estágio é muito importante para que você tenha uma rotina mais eficiente e evite a sobrecarga de atividades. Como bem sabemos, isso pode aumentar os níveis de estresse e, com o tempo, elevar o risco de desencadear uma Síndrome de Burnout.

Por isso, elaboramos este artigo para ajudá-lo a planejar melhor o seu dia a dia. Quer saber como ser mais eficiente e gerir melhor o seu tempo? Veja as dicas que compartilhamos a seguir!

Como organizar os estudos e manter uma rotina

Selecionamos as principais dicas para facilitar a sua rotina de estudos e ajudar na organização da sua agenda.

1. Escolha um bom local de estudo

Prefira estudar sempre no mesmo local, que seja bem iluminado, confortável, arejado e livre de barulhos ou movimentações constantes. Isso ajuda a diminuir as interrupções, que atrapalham a concentração.

O celular também é outro fator que prejudica o foco nos estudos, pois é uma grande fonte de distrações. Aquela olhadinha inocente nas redes sociais pode tomar uns bons minutos ou até horas do seu dia. 

Caso queira, vale a pena utilizar o método Pomodoro. Ele “quebra” a sua rotina em blocos de tempo, com pausas limitadas entre eles. São quatro blocos de 25 minutos, com um intervalo de 5 minutos entre eles. Quando esse ciclo terminar, você pode fazer uma pausa mais longa, de até 30 minutos e depois recomeçar.

2. Priorize o que é relevante

As tentações do dia a dia prejudicam nossa determinação em começar os estudos, fazendo com que arrumemos empecilhos ou motivos para não dar início às atividades e, quando nos damos conta, já se passou boa parte do dia. Isso leva àquele pensamento de “não adianta mais começar agora”, fazendo com que se perca um dia inteiro de produção.

Para evitar esse ciclo de procrastinação, crie uma lista de prioridades e pense em algumas recompensas como “mimos” para quando você terminar, por exemplo, poder usar o celular e conferir suas redes sociais.

Caso tenha dificuldade em organizar suas ideias para começar os estudos, uma boa dica é colocá-las em um rascunho para que você possa organizá-las, pois, quando visualizadas em um papel, pode ficar mais fácil definir por onde começar.

3. Organize seus horários

Para conseguir conciliar a rotina de estudos com os afazeres pessoais, você deve organizar seu planejamento semanal. Liste tudo que será feito durante a semana e determine um horário para cada atividade. Dessa forma, consegue-se determinar qual o melhor período para os estudos e ainda sobra tempo para o lazer, alimentação, descanso e outras tarefas.

Como manter uma rotina dividida com o trabalho

Se você já começou a trabalhar, precisa saber como organizar os estudos e conciliar sua rotina. Aqui, é preciso adotar alguns hábitos importantes.

1. Seja seu próprio gestor

Faça um exercício de se imaginar como um pequeno empresário que precisa cuidar de todas as áreas do negócio e garantir que elas funcionem bem e deem bons resultados. Para isso, é necessário fazer um trabalho muito bem coordenado.

Isso pode se aplicar a todas as áreas da sua vida: acadêmica, profissional e pessoal. É preciso direcionar os esforços e os recursos (que, no seu caso, é o tempo e a energia) para que se consiga o equilíbrio, de forma que um departamento não prejudique os resultados do outro.

Por isso, busque organizar as tarefas de acordo com o tempo e a atenção que elas precisam, defina as prioridades e o que é necessário para executá-las. A partir daí, faça uma distribuição que tente conciliar ao máximo questões como estudos, estágio e descanso.

2. Monte um cronograma de atividades

Para utilizar com eficiência o tempo que foi determinado para os estudos, é importante criar um cronograma com uma lista de prioridades, separando os dias da semana e fazendo o planejamento dos horários para cada dia. Pode ser feito no computador, porém, o ideal é que seja realizado em algo que possa ficar visível — uma cartolina, por exemplo. 

3. Adapte sua rotina, se necessário

Ao longo do tempo, é bem provável que as suas necessidades e obrigações mudem. Nesse caso, é hora de rever todo o planejamento que foi feito anteriormente e tentar encontrar outra forma de encaixar tudo que precisa ser realizado no tempo que você tem disponível.

4. Explore o melhor da tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma grande aliada para quem busca gerenciar e otimizar uma rotina apertada. Você pode contar com uma série de programas e aplicativos que ajudam na organização, como o Trello, Todoist, Asana e Evernote.

Você também pode explorar artigos, revistas e sites especializados na área da saúde, que vão complementar os seus estudos. Isso, claro, além das redes sociais e outras plataformas de estudo.

5. Não descuide dos momentos de lazer

Como já dissemos, ter uma rotina mais corrida não quer dizer que você precise abrir mão de momentos prazerosos na sua vida. Na verdade, é fundamental que parte do seu dia seja atribuída às suas necessidades pessoais, seja para momentos de lazer ou para descanso.

Isso ajudará a manter sua saúde mental e física, fazendo com que você lide melhor com as atribulações e sobrecargas do dia a dia e consiga se concentrar para realizar todas as atividades.

A importância de organizar o dia a dia

garota com um caderno aberto, escrevendo, enquanto há vários livros e canetas em cima da mesa, para mostrar como organizar os estudos

Com a organização do dia a dia, você tem um direcionamento de tudo que precisa ser feito e consegue gerir melhor seus dias, semanas e até meses. Com ela, fica muito mais fácil identificar quais são as prioridades e como elas precisam se encaixar na sua agenda, ao mesmo tempo em que deixam espaço livre para que outras atividades sejam realizadas.

Entender como organizar os estudos e de que forma isso pode ser feito é algo que será fundamental para a sua rotina. Se estiver com tudo bem planejado e registrado (seja em agenda, seja em aplicativos), fica ainda mais fácil visualizar e até mesmo reagendar seus compromissos. A gestão do seu tempo será muito mais eficiente.

Gostou deste artigo e quer continuar por dentro de conteúdos e dicas? Acompanhe nossos perfis nas redes sociais e não perca as novidades! Estamos no Facebook, Instagram e Twitter!

Posts Relacionados

O que estuda a Psicologia? Conheça as matérias!

FELUMA
1 de abril de 2021
leia agora

Conheça todas as possibilidades do mercado de trabalho em Psicologia!

FELUMA
31 de março de 2021
leia agora

Conheça 8 especializações em Medicina para alavancar a sua carreira!

FELUMA
31 de março de 2021
leia agora

Fique por dentro das nossas novidades!

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo

    Ciências Médicas de Minas Gerais
    Alameda Ezequiel Dias, 275, CEP: 30130-110
    Belo Horizonte/MG - Brasil
    Copyright © 2020 Fundação Educacional Lucas Machado. Todos os direitos reservados.