Graduação

Entenda como escolher uma faculdade e quais cuidados você deve tomar!

Quer iniciar no ensino superior, mas ainda não sabe como escolher uma faculdade? Essa é uma dúvida bem comum entre jovens e adultos, especialmente por ser uma questão muito importante, que impacta no seu futuro profissional.

Autor
FELUMA
Postado em 30 de março de 2021 - Atualizado em 7 de abril de 2021

Quer iniciar no ensino superior, mas ainda não sabe como escolher uma faculdade? Essa é uma dúvida bem comum entre jovens e adultos, especialmente por ser uma questão muito importante, que impacta no seu futuro profissional. Se considerarmos que o nome da instituição pode dar credibilidade e destaque para o seu currículo, essa decisão tem um peso ainda maior.

Existem alguns cuidados que podem ser tomados para ajudar a fazer a melhor escolha. Está em dúvida quais são eles? A seguir, mostramos os principais. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Entender as áreas de estudo

Os cursos de graduação podem ser divididos, de forma ampla, em três grandes áreas: humanas, exatas e biológicas (ou saúde). A partir da área de interesse, é possível escolher o curso que mais se adeque a você.

Uma dica de como escolher um curso é ficar atento para as disciplinas com as quais você mais se identifica, uma vez que as matérias escolares (também presentes no nosso cotidiano) servem como base sobre o conhecimento que você deseja aprofundar seus estudos. Outro aspecto além das matérias, é refletir sobre a profissão que vai exercer e que deriva deste aprendizado e formação.

Os alunos de cada área possuem características em comum. Os estudantes de humanas costumam gostar de se dedicar à leitura e a temas que favoreçam a reflexão; os de exatas preferem solucionar problemas que estimulem o raciocínio lógico; já os alunos de biológicas gostam tanto de ler quanto de solucionar problemas e buscam o contato direto com o seu objeto de estudo.

Após escolher a área de conhecimento e o curso, é o momento de pensar em como escolher uma faculdade. A ideia é buscar uma instituição que seja referência e tenha tradição na área que você deseja atuar. Afinal, quando há credibilidade, é sinal de que há qualidade no ensino.

Pesquisar a tradição da instituição

É fundamental verificar se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e se o curso é autorizado/reconhecido, pois, somente assim, a faculdade poderá emitir diplomas válidos para alunos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia cada instituição de ensino nos seguintes itens: 

  • Conceito Institucional 
  • Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Na hora de avaliar curso, é importante levar em consideração o:

  • Conceito de Curso (MEC), avalia o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura;
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos; 
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC), uma referência da qualidade do curso;

A tradição da instituição está relacionada à qualidade de ensino e como é a aceitação dos profissionais desta instituição pelo mercado de trabalho. 

Conheça a infraestrutura da faculdade

A sala de aula é o ambiente em que o aluno costuma passar a maior parte do tempo, assim como os laboratórios e as salas de uso específicas para cada modalidade de curso. Independentemente da sua área de interesse, a tecnologia é um elemento essencial na infraestrutura de uma instituição de ensino, com computadores e aparelhos eletrônicos modernos que auxiliem o aluno também na pesquisa e estudo. Em cursos da área da saúde, a estrutura e recursos dos laboratórios precisam ser consideradas e contribuem muito para o aprendizado. 

É importante considerar seu acesso à faculdade, então, caso faça uso de transporte público, aconselhamos pesquisar a localização da instituição de ensino; já se utilizar um veículo particular, você também pode buscar por um estacionamento próximo. Em ambos os casos, a segurança é um elemento relevante.

Verificar a disponibilidade de ensino presencial

Antes de optar pela modalidade de ensino, considere a sua rotina para escolher um curso que corresponda às suas necessidades. A disponibilidade de horário, a facilidade de acesso ou mesmo o tempo disponível de deslocamento, além de fatores como filhos e família, são alguns dos elementos a serem considerados antes de optar por um curso presencial.

Uma das vantagens dele consiste na convivência durante o período da faculdade. A grade curricular auxilia o aluno a manter uma rotina de estudos e a presença do professor em sala de aula proporciona uma interação dinâmica entre ele e alunos na transmissão do conteúdo.

Já os espaços de comum acesso permitem que essa interação seja prolongada, favorecendo a troca de experiências entre os alunos e os professores.

Além do ensino presencial, é importante avaliar a possibilidade de ensino remoto e híbrido, que são tendências de estudos. Avalie a grade curricular do curso e entenda se o modelo remoto ou híbrido, que mescla aulas presenciais e aulas remotas, será compatível com sua rotina. No caso de optar por um destes modelos, é importante checar se o curso atende às recomendações do Ministério da Educação para este formato de ensino. 

Analisar o mercado de trabalho: tendências e reputação da faculdade

capelo e diploma representando a importância de como escolher uma faculdade

Dentro da sua área de interesse, quais são as opções de atuação? Considerando o mercado de trabalho, é preciso pensar de forma pragmática. Sua expectativa com relação ao curso provavelmente está relacionada a uma vaga de trabalho e a uma perspectiva de remuneração.

Para alcançá-las, é preciso analisar o cenário profissional da área que deseja, para confirmar se seu curso oferece oportunidades de acordo com suas expectativas. Cursos na área de saúde, por exemplo, tendem a apresentar alta demanda no mercado de trabalho. Afinal, a assistência à saúde é uma necessidade básica e primordial que as pessoas possuem. 

Ao escolher um curso com boas oportunidades, é importante considerar também a reputação da faculdade. Para isso, algumas instituições possuem programas que visam facilitar a inserção do aluno no mercado de trabalho ou mesmo serem como referência na formação profissional. Outro modo de avaliar a instituição é conversar com ex-alunos e verificar a colocação deles no mercado, assim como conhecer suas experiências e dicas.

Conferir as formas de pagamento

Considerando a demanda pelos cursos de graduação e pós-graduação, eles são disponibilizados por instituições públicas e privadas. A principal diferença entre elas é o custo financeiro, pois são igualmente verificadas pelo MEC, oferecendo cursos bem qualificados. Cabe observar o conceito e pontuação que cada Instituição recebe do MEC.

As instituições privadas requerem um investimento, muitas vezes realizado pelo pagamento de mensalidades. Pensando no seu orçamento, sugerimos a procura por faculdades que ofereçam condições especiais de pagamento aos estudantes, como bolsas de estudo (o ProUni é uma excelente alternativa), ou mesmo que participem de financiamento estudantil. 

Alguns desses programas são incentivos do governo ao acesso de ensino superior, podendo ser por bolsa de estudos ou financiamento estudantil. O Programa Universidade para Todos (ProUni) é realizado pelo MEC e oferece bolsas de estudos integrais (100%) ou parciais (50%) em instituições privadas de ensino em todo o Brasil.

Considerando os pontos mais importantes em como escolher uma faculdade ideal, lhe convidamos a conhecer os cursos da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, uma instituição que conta com todos esses requisitos e muito mais, além de 70 anos de tradição e credibilidade em educação.

Referência no ensino de ciências médicas, oferece bolsas de estudo, ambientes modernos e tecnológicos, além de um campus bem localizado e com estrutura de alto padrão.

Gostou deste conteúdo? Já sabe como escolher uma faculdade? Acesse o site e conheça a grade dos cursos oferecidos pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais!

Posts Relacionados

O que estuda a Psicologia? Conheça as matérias!

FELUMA
1 de abril de 2021
leia agora

Conheça todas as possibilidades do mercado de trabalho em Psicologia!

FELUMA
31 de março de 2021
leia agora

Quer saber o que faz um enfermeiro? Confira suas funções e atribuições neste artigo!

FELUMA
30 de março de 2021
leia agora

Fique por dentro das nossas novidades!

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo

    Ciências Médicas de Minas Gerais
    Alameda Ezequiel Dias, 275, CEP: 30130-110
    Belo Horizonte/MG - Brasil
    Copyright © 2020 Fundação Educacional Lucas Machado. Todos os direitos reservados.