Pós-graduação

Veja por que se certificar em cirurgia robótica na Ciências Médicas!

Pioneira na implantação do sistema robótico em Minas Gerais, a Feluma é referência na área, além de ser mantenedora do Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas.

Autor
FELUMA
Postado em 8 de julho de 2021 - Atualizado em 26 de julho de 2021

Pioneira na implantação do sistema robótico em Minas Gerais, a Feluma é referência na área, além de ser mantenedora do Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas. Desde 2019, o Instituto tem feito aquisições de novas plataformas e expandido a realização de cirurgias robóticas no estado — propiciando procedimentos cirúrgicos de alta tecnologia e oferecendo formação e especialização nessa área a cirurgiões.

A cirurgia robótica é uma área com grande potencial de crescimento nos próximos anos, já que ela une a transformação digital e o avanço da tecnologia aos procedimentos cirúrgicos, trazendo diversos benefícios tanto para médicos quanto para pacientes. Aproveite este artigo para conhecer mais sobre a área e os benefícios em se certificar pelo Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas.

Entenda por que se especializar em cirurgia robótica

A área de cirurgia robótica está em processo de expansão aqui no Brasil. Cada vez mais pessoas procuram por essa modalidade cirúrgica, uma vez que ela apresenta diversos benefícios em relação ao modelo tradicional. Para que você entenda quais são os benefícios e por que obter a certificação em cirurgia robótica, listamos as principais vantagens para o médico e para os pacientes.

Para os médicos

De acordo com o médico Dr. Pedro Romanelli, que já realizou diversos procedimentos robóticos e integra a equipe de Coordenadores do curso de Certificação em Cirurgia Robótica Ciências Médicas, a técnica surgiu como uma evolução da cirurgia laparoscópica e é utilizada principalmente em urologia, cirurgia tóracica, proctologia, ginecologia e cirurga geral. Na cirurgia robótica, os cirurgiões qualificados realizam o procedimento utlizando a moderna plataforma robótica, o Da Vinci.

Entre os benefícios de se especializar nessa área, o Dr. Pedro destaca:

  • O reconhecimento em uma especialização que conta com tecnologia de ponta, em uma área com muito potencial de crescimento nos próximos anos. Os profissionais especialistas aqui no Brasil ainda são poucos e quem entrar na área agora terá mais possibilidades de se destacar futuramente;
  • Maior visão da área. O robô utilizado no procedimento conta com câmera 3D, que facilita muito a visualização do cirurgião, e permite acessar locais mais difíceis, como cavidades;
  • Maior amplitude de movimento, já que o robô tem uma lente de aumento de até 10 vezes e realiza movimentos muito mais delicados que o movimento humano, mesmo dos médicos mais experientes;
  • Mais longevidade para o cirurgião, uma vez que ele pode executar a operação sentado em uma cadeira ergonômica, com muito mais tranquilidade e sem precisar se submeter a longos períodos em pé ou em posições desconfortáveis.

Tudo isso, sem contar a experiência que o cirurgião terá ao participar de um curso de certificação que representa um marco na história das cirurgias minimamente invasivas. O avanço da tecnologia está permitindo que, cada vez mais, os médicos possam aliar seus conhecimentos e experiências à inteligência artificial e robótica, criando um novo hall de especialidades médicas para o futuro.

Para os pacientes

Apesar de ainda ter um custo alto, devido aos recursos tecnológicos avançados, a cirurgia robótica é muito procurada por trazer, principalmente, benefícios em relação ao tempo de recuperação do paciente, que é mais rápido em comparação às cirurgias convencionais. Além disso, essa técnica é a mais moderna em procedimentos minimamente invasivos, e, quando a cirurgia é realizada em cavidades e locais de difícil acesso, uma das maiores preocupações do paciente é a invasão e o desconforto que o procedimento causa.

Para o cirurgião Dr. Pedro, é preciso conhecer a realidade do paciente e saber em quais casos indicar essa técnica cirúrgica. Mais importante que isso também é contar, nesse momento do procedimento, com a presença humana de um cirurgião qualificado, o que é reconfortante para quem está na mesa de cirurgia.

profissionais discutindo a respeito de uma cirurgia robótica

Conheça a trajetória da Feluma mantenedora do Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas

Apesar de a primeira cirurgia robótica no mundo ter sido realizada em 1985, aqui no Brasil ela só foi ocorrer em março de 2008, no hospital de São Paulo. E durante muitos anos, para se especializar nessa técnica, era necessário que o médico passasse por um curso intensivo fora do país e, depois, participar das cirurgias feitas em hospital da capital paulista.

Em 2016, a Feluma, de forma pioneira na área e com o objetivo de expandir a técnica para o resto do país, adquiriu a primeira plataforma robótica para Belo Horizonte (MG) e fundou o Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas.

Em 2019, depois de trazer o terceiro robô para Minas Gerais, a Fundação foi a grande responsável por tornar Minas Gerais pioneira em cirurgias robóticas. Desde fevereiro de 2021, o Instituto alcançou outro marco: a chegada do 1º Sistema Cirúrgico Robótico Da Vinci X, que integra a quarta geração de sistemas cirúrgicos, mais avançada e moderna.

Em menos de cinco anos de operação, o Instituto atingiu o marco de mais de 2.500 procedimentos realizados. Após o pioneirismo da Ciências Médicas na utilização dessa tecnologia, agora, está lançando o curso de Certificação em Cirurgia Robótica, 1° e único* de Minas Gerais certificado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, que vai unir a tecnologia disponível ao conhecimento e credibilidade da Instituição, que conta com professores que são cirurgiões altamente experientes. 

*Dados de junho de 2021.

Saiba como é a estrutura do curso de Certificação em Cirurgia Robótica da Ciências Médicas

O curso de Certificação em Cirurgia Robótica foi elaborado pensando não apenas na certificação, mas, principalmente, na capacitação do médico para operar com robôs cirurgiões. O Dr. Pedro Romanelli, que é Coordenador do curso da área da Urologia, explicou que, além de aprender a manusear corretamente o Da Vinci, haverá muitas outras etapas dentro do curso. Tudo isso para garantir que, ao sair do curso, o cirurgião esteja realmente apto e qualificado para realizar as cirurgias robóticas corretamente.

Para isso, o curso conta com uma Introdução à Robótica, treinamento em todas as etapas de pré-requisito para a formação de um cirurgião robótico, simulador do robô até que o aluno esteja apto a operar sob supervisão, acompanhamento de outros cirurgiões que utilizam a técnica e, por fim, operações supervisionadas dentro do Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas.

O curso de Certificação em Cirurgia Robótica traz um modelo rápido, prático e eficiente na formação de cirurgiões. Ao final do curso, os cirurgiões não estarão apenas aptos a operar o robô Da Vinci da Intuitive Surgical, mas também seguros para a realização das cirurgias robóticas.

Veja por que escolher a FCM-MG

Como você pode ver, a área de sistemas robóticos cresceu muito nos últimos anos, e a projeção é de que esse crescimento seja exponencial daqui para frente. Apesar de ser uma novidade no Brasil, a técnica traz diversos benefícios em relação a outras opções de cirurgia laparoscópica, tanto para os médicos quanto para os pacientes. Nos próximos anos, com o surgimento de novos cirurgiões robóticos no mercado, a difusão e a procura por essa técnica só tende a aumentar.

Tendo isso em vista, o Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas de Minas Gerais traz muitos benefícios para seus alunos, além de ser pioneiro na área de cirurgia robótica em Minas Gerais. O Instituto conta com diversas especializações em Medicina e em outras áreas da Saúde.

O Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas, que está sob a gestão da Feluma, oferece muitas vantagens, como simulador de cirurgias robóticas e a plataforma robótica Da Vinci X, o mais moderno do mercado. Outro grande benefício é o corpo docente do curso, que é composto por cirurgiões robóticos altamente especializados e que são referência no nosso país.

Aproveite a oportunidade de participar dessa grande revolução na área da cirurgia. Inscreva-se no curso de pós-graduação de Cirurgia Robótica da FCM-MG!

Posts Relacionados

Conheça 6 opções de especialização em Enfermagem e saiba como se preparar para o futuro da profissão!

FELUMA
13 de agosto de 2021
leia agora

Quiz: qual pós-graduação na área da Saúde tem mais a ver com seu perfil profissional? Descubra agora!

FELUMA
26 de julho de 2021
leia agora

Conheça algumas áreas da fisioterapia e encontre a melhor opção para se especializar!

FELUMA
31 de março de 2021
leia agora

Fique por dentro das nossas novidades!

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo

    Ciências Médicas de Minas Gerais
    Alameda Ezequiel Dias, 275, CEP: 30130-110
    Belo Horizonte/MG - Brasil
    FacebookTwitterInstagram
    Copyright © 2020 Fundação Educacional Lucas Machado. Todos os direitos reservados.