Carreira

Aumento salarial e outras oportunidades: saiba explorar o mercado de trabalho no ramo da Saúde!

O aumento salarial é uma das maiores expectativas de muitos profissionais.

Autor
FELUMA
Postado em 29 de março de 2021 - Atualizado em 7 de abril de 2021

O aumento salarial é uma das maiores expectativas de muitos profissionais. Ele também é motivo de muitas dúvidas, especialmente sobre como fazer para alcançar esse objetivo. 

O mercado de trabalho passa por mudanças o tempo todo, sejam elas legislativas, de atualização de conhecimentos ou de alterações na forma e área de atuação de diversos profissionais. Isso tem se intensificado ainda mais com o desenvolvimento acelerado da tecnologia e as novas tendências do mercado.

Quer entender melhor sobre as futuras oportunidades do mercado de trabalho para o setor da Saúde e como elas podem ser mais bem aproveitadas para atingir o aumento salarial? Continue a leitura!

Aumento salarial real e reajuste

O aumento salarial anual, na verdade, é o reajuste salarial e tem o objetivo de fazer que o trabalhador não perca seu poder de compra para a inflação. Ele é obrigatório e constitui, atualmente, um direito de todos os trabalhadores.

Esse reajuste ocorre por acordo ou convenção coletiva de trabalho, por meio de negociação dos sindicatos com as empresas que firmam qual porcentagem de aumento será aplicada ao salário bruto. Como rege o Art. 611  da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Em casos nos quais as categorias dos trabalhadores não têm sindicatos, as negociações são feitas por um representante, que é um trabalhador da classe e se encarrega de tratar de assuntos negociais, como, no caso, o reajuste salarial.

Esse reajuste não é um aumento real ou uma promoção, afinal, ele só visa que o funcionário não tenha seu rendimento defasado pela inflação, que é calculada anualmente. Sendo assim, ele não se compara às promoções, equiparações ou mudanças de cargo onde realmente houve aumento salarial.

Como conseguir seu aumento salarial

homem com a carteira aberta pensando em seu aumento salarial

Agora, com a compreensão sobre as diferenças do que é aumento salarial, ajuste salarial e dos seus direitos quanto a isso, vamos então citar algumas dicas práticas de como conseguir conquistar esse grande objetivo.

Afinal, para ser bem remunerado é necessário desempenhar um bom trabalho e que este seja reconhecido, tanto por quem recebe o resultado quanto por quem contratou o serviço, caso não sejam a mesma pessoa. Demonstrar os resultados gerados é fundamental ao pleitear um aumento salarial. 

Adapte-se às mudanças

A chegada da tecnologia em todos os mercados têm transformado não somente nossa vida pessoal e a comunicação, mas também a forma de consumir conteúdo, produtos e serviços. Nossas influências, parâmetros e até a forma com que aprendemos tem se transformado a cada dia.

Nesse contexto, é muito difícil conseguir posições melhores (e, consequentemente, um aumento) sem estar por dentro do uso das novas ferramentas disponíveis. Elas podem servir para conquistar ou manter clientes, facilitar o trabalho e até mesmo a divulgação da atividade. Afinal, é necessário buscar qualificação profissional e enriquecer o currículo para contribuir na conquista de aumento salarial. 

Lidar bem com a tecnologia não é somente saber utilizar suas ferramentas básicas, mas reconhecer como ela pode alavancar sua carreira profissional, ser uma aliada no mercado de trabalho. Não a vendo como competição ou mudança negativa de cenário.

Tenha boas relações e networking

Um bom networking é indispensável para construir relações para além do seu círculo profissional inicial. Conhecer outras clínicas, profissionais liberais, hospitais e saber transitar nos diversos ambientes de trabalho é, com certeza, uma característica não só para um aumento salarial, mas para um bom desempenho como um todo no trabalho.

Ter um bom network contribui tanto para sua maior prospecção no mercado e aumento de clientes, quanto para garantir sua autoridade dentro da área de atuação desejada. Afinal, o marketing boca a boca e a indicação de um amigo ou familiar de confiança podem ser decisivos na hora de escolher um bom profissional.

Mantenha-se atualizado

Todas as mudanças devem ser acompanhadas de perto por profissionais atentos e bem preparados. Isso diz respeito não somente às mudanças tecnológicas, que já foram comentadas, mas também as técnicas e acadêmicas, afinal, o conhecimento está sempre em desenvolvimento e ficar desatualizado não é uma opção para quem visa conquistar um aumento de salário.

Atente-se ao mercado

Novas oportunidades podem surgir tanto dentro quanto fora da empresa em que você está agora. Às vezes, será necessário mudar para ter seu desempenho e trabalho reconhecidos com uma renda melhor e mais justa. Por isso, é importante estar alinhado com as médias salariais do mercado.

Estruture um plano de carreira

Saber quais os rumos que a empresa que você trabalha está tomando e se eles coincidem com os seus planos pessoais é muito importante para ter um plano de carreira em mente. Isso facilita também para que você se prepare para novas oportunidades que podem surgir em decorrência de alguma expansão ou mudança interna.

Converse com seu superior e mantenha seus planos e expectativas alinhados e demonstre estar disposto a aprender como desempenhar de forma mais eficiente suas tarefas ou assumir novas, caso seja possível e necessário.

Sendo assim, definir bem seus objetivos profissionais, ter boa comunicação, cuidar da apresentação e aproveitar os contatos que você já tem são formas de construir uma boa imagem e uma valorização profissional que vem não só com um aumento salarial, mas também de boas oportunidades.

Invista em qualificação

Como o conhecimento fica obsoleto cada vez mais rápido, é necessário sempre fazer cursos e especializações, mantendo-se a par do que agora é debatido e das evoluções da ciência desde sua formação. Afinal, mesmo que isso tenha um custo financeiro e de tempo, é essencial para aumentar seu preço de trabalho e valorizar seu currículo.

Portanto, não deixe de investir em pós-graduação, extensões e qualquer outro curso na área da Saúde que ajude a se aprofundar mais no seu campo de atuação e se tornar um profissional cada vez melhor.

Entender as mudanças e as oportunidades que o mercado de trabalho oferece é fundamental para planejar a sua carreira e conseguir se destacar. O aumento salarial é apenas uma consequência do seu esforço e dedicação, um reflexo de como bons profissionais podem se dar bem em suas áreas.

O que achou deste artigo? Tem em mente alguém que pode ler o conteúdo e aproveitar as dicas que foram listadas aqui? Então, compartilhe com sua rede de amigos e deixe que mais pessoas entendam o mercado de trabalho para Psicologia!

Posts Relacionados

Conheça algumas áreas da fisioterapia e encontre a melhor opção para se especializar!

FELUMA
31 de março de 2021
leia agora

Conheça 8 especializações em Medicina para alavancar a sua carreira!

FELUMA
31 de março de 2021
leia agora

Especialidades médicas do futuro: descubra quais são e saiba se preparar para elas!

FELUMA
29 de março de 2021
leia agora

Fique por dentro das nossas novidades!

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo

    Ciências Médicas de Minas Gerais
    Alameda Ezequiel Dias, 275, CEP: 30130-110
    Belo Horizonte/MG - Brasil
    FacebookTwitterInstagram
    Copyright © 2020 Fundação Educacional Lucas Machado. Todos os direitos reservados.