Fisioterapia

Conheça algumas áreas da fisioterapia e encontre a melhor opção para se especializar!

Existem várias áreas da fisioterapia para quem busca fazer uma especialização.

Autor
FELUMA
Postado em 31 de março de 2021 - Atualizado em 26 de julho de 2021

Existem várias áreas da fisioterapia para quem busca fazer uma especialização. Você pode escolher aquela com a qual mais se identificar e se qualificar. Isso é importante para se destacar no mercado frente a outros profissionais e conseguir uma boa inserção profissional.

Neste artigo, vamos falar mais sobre o assunto e mostrar algumas dessas áreas que podem ser seguidas por profissionais já formados – sejam eles recentes ou não. Você tem interesse pelo tema e quer tirar algumas dúvidas? Então, continue a ler e saiba mais a seguir!

A importância da especialização

Ter uma especialização é essencial para se destacar de outros profissionais no mercado. Quando falamos de determinadas áreas, ela deixa de ser um diferencial para ser algo quase mandatório.

De certa forma, a especialização mostra que você é um profissional que busca ampliar os conhecimentos e se manter atualizado sobre o que há de novo no mercado. Isso passa a segurança de que está mais apto a atender as necessidades dos seus pacientes.

As novas tecnologias e a área da fisioterapia

Os avanços da tecnologia também contemplam a área da saúde e isso inclui a fisioterapia. Aqui, a tecnologia oferece atividades ainda mais interativas, além de trazer novas possibilidades de tratamento para os pacientes.

Assim, as mais variadas soluções que vão surgindo tornam o tratamento ainda mais interessante, o que contribui para aumentar a adesão dos pacientes – o que é especialmente importante quando estamos falando de tratar crianças e adolescentes, que já são habituados à tecnologia.

Também não podemos deixar de abordar o investimento em recursos inovadores. Além de ser fundamental para melhorar a resposta dos pacientes ao tratamento, ele transmite uma imagem ainda mais positiva do profissional e da instituição, que mostra o esforço em buscar o que há de melhor e mais moderno no mercado.

6 opções de área da fisioterapia para se qualificar

Agora, vamos falar sobre as opções de áreas da fisioterapia para você se especializar? Veja algumas delas a seguir!

1. Dermatofuncional

É uma área ainda pouco disseminada que foca em tratamentos ligados à fisioterapia dermatofuncional. Com isso, oferece soluções para condições como:

  • flacidez;
  • cicatrização;
  • estrias;
  • gordura localizada;
  • Pré e pós-operatório.

Os tratamentos são utilizados para ajudar a prevenir problemas, manter a saúde ou mesmo recuperar a pele. Aliam-se aparelhos, produtos e massagens – entre outros – nos procedimentos realizados nos pacientes.

2. Geriatria

A fisioterapia em geriatria tem como objetivo auxiliar pacientes idosos que precisam revitalizar e aprimorar as habilidades motoras, que já estão prejudicadas devido à idade ou a problemas de saúde que levam à perda de autonomia.

Entre os benefícios proporcionados aos pacientes, estão:

  • a melhora nos índices glicêmicos;
  • uma diminuição das queixas de dores articulares;
  • a melhora no equilíbrio (o que ajuda a diminuir quedas);
  • a melhora na função dos pulmões;
  • a perda de peso;
  • a melhora na pressão arterial;
  • a diminuição de sintomas depressivos.

3. Saúde da mulher

fisioterapeuta cuidando da saúde da mulher e mostrando uma das áreas da fisioterapia

Nesse caso, o profissional atua, como o nome já diz, com práticas voltadas para promover e manter a saúde da mulher. Como ações para redução de cólicas menstruais, preparação para o momento do parto e até mesmo a minimização de sintomas relacionados à menopausa.

Na especialização, o fisioterapeuta também se qualifica para atender mulheres durante toda a gestação, na hora do parto e no puerpério. 

Disfunções pélvicas — que têm ligação com as áreas sexuais, uroginecológicas e anorretais — e processos pós-cirúrgicos de pacientes em tratamento para o câncer de mama também são algumas das tratativas que o fisioterapeuta, especializado em saúde da mulher, lida no dia a dia.

4. Neurofuncional da criança e do adulto

A fisioterapia Neurofuncional é uma área que tem o trabalho voltado para prevenção, adaptação ou cura de sequelas decorrentes de problemas ou doenças que acometem o sistema nervoso.

A atuação do profissional é multidisciplinar e tem início após a avaliação médica do quadro e recomendação de tratamento para condições como:

  • perda de equilíbrio;
  • quedas;
  • tonturas;
  • zumbidos;
  • dificuldade para realizar atividades simples do dia a dia (como caminhar);
  • dificuldade para executar determinados movimentos em partes do corpo.
  • dificuldade de usar ou se adaptar a órteses, como muleta e bengala.

Dessa forma, o profissional auxiliar no tratamento de pacientes com condições como parkinson, paraplegias, miopatias e disfunções vestibulares.

5. Ortopédica e desportiva

A fisioterapia ortopédica e desportiva, por sua vez, tem o foco voltado para o tratamento de patologias decorrentes de fraturas e traumas sofridos pelos pacientes, além de lesões ocasionadas por esforço repetitivo e qualquer outra condição ortopédica.

Ela também lida com prevenção da prática de esportes, traumas (sejam eles pequenos ou grandes), condições de pós-operatório, patologias congênitas, ou mesmo o desgaste simples que surge na prática de alguma atividade no dia a dia.

A fisioterapia esportiva é uma das áreas mais conhecidas e procuradas. O foco é voltado para prevenir, tratar e recuperar quaisquer condições que pacientes praticantes de atividades físicas venham a apresentar. 

A especialização aborda questões voltadas para a prática de atividades como vôlei, ginástica, futebol, natação e outras. Por isso, o profissional se especializa em assuntos que vão desde a fisiologia de processos inflamatórios causados ​​em decorrência do exercício físico até a fisioterapia aquática.

A demanda por esse profissional no mercado é vasta, principalmente quando pensamos que os atletas precisam ser acompanhados constantemente, seja para prevenir lesões (preservando a integridade física), seja para promover a uma reabilitação rápida — que ajude a cumprir o cronograma dos treinos e das competições.

Para reabilitar os pacientes, o fisioterapeuta adota diversos recursos. Entre os principais:

  • pilates;
  • massoterapia;
  • musculação;
  • eletroterapia;
  • treinamento funcional.

6. Respiratória com prática hospitalar

Há também a fisioterapia respiratória com prática hospitalar. Estamos falando de atuar no tratamento fisioterápico de pacientes hospitalizados. O profissional lidará com rotinas de suporte respiratório, monitoramento e até mesmo a ventilação mecânica. O objetivo é ajudar os pacientes na reabilitação e até na cura de patologias que envolvem doenças pulmonares ou alguma outra condição que leve ao comprometimento dos pulmões.

Essas são apenas algumas das áreas da fisioterapia existentes e que você pode escolher para se especializar. Antes de tomar uma decisão, é importante avaliar bem os prós e os contras e, principalmente, com qual qualificação você se identifica mais. Afinal, é sempre bom aliar as oportunidades que o mercado oferece com o que a gente mais gosta de fazer e se considera mais interessado a lidar, não acha?

Gostou dessas ideias e quer continuar lendo nossos conteúdos? Siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de tudo que aparece aqui no blog – além de outras novidades! Estamos no Facebook e Instagram.

Posts Relacionados

Quiz: qual pós-graduação na área da Saúde tem mais a ver com seu perfil profissional? Descubra agora!

FELUMA
26 de julho de 2021
leia agora

Veja por que se certificar em cirurgia robótica na Ciências Médicas!

FELUMA
8 de julho de 2021
leia agora

Conheça 8 especializações em Medicina para alavancar a sua carreira!

FELUMA
31 de março de 2021
leia agora

Fique por dentro das nossas novidades!

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo

    Ciências Médicas de Minas Gerais
    Alameda Ezequiel Dias, 275, CEP: 30130-110
    Belo Horizonte/MG - Brasil
    FacebookTwitterInstagram
    Copyright © 2020 Fundação Educacional Lucas Machado. Todos os direitos reservados.