Autoavaliação Institucional

Comissão Própria de Avaliação e a Autoavaliação Institucional

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão responsável pela Autoavaliação Institucional na FCM-MG. Ela foi constituída a partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Nesse sentido, a CPA tem como principal função articular e coordenar todo o processo de autoavaliação interna da Instituição, considerando as dez dimensões propostas pelo SINAES.

A CPA da FCM-MG é composta por oito membros, sendo dois representantes docentes, dois colaboradores técnico-administrativos, dois representantes discentes (indicados pelos Diretórios Acadêmicos), além de dois representantes da sociedade civil organizada. Conforme disposto no Regimento Interno, a Comissão conta com um Coordenador que compõe os representantes técnico-administrativos e uma Vice-coordenadora, que é uma das integrantes dos representantes docentes.

Participe das pesquisas organizadas pela CPA e acesse os resultados das pesquisas dos semestres anteriores no endereço: http://cpa.feluma.org.br/cpa

A sala da CPA fica no 3º andar da FCM-MG. Você também pode contatar a CPA por telefone ou por e-mail: 3248-7178 / cpa@feluma.org.br.

A Autoavaliação Institucional consiste no processo, organizado pela CPA, em que os próprios membros da comunidade acadêmica avaliam a FCM-MG. Essas pesquisas são informatizadas e realizadas regularmente por meio de um sistema próprio, desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação da Instituição. Como instrumento de coleta de dados, são utilizados questionários eletrônicos semiestruturados baseados em afirmativas e uma escala de satisfação que varia de 1 a 5. O instrumento também possui campo aberto no qual os participantes podem expressar suas opiniões, críticas e sugestões sobre os aspectos avaliativos.

Os indicadores que compõem as avaliações da CPA contemplam as dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), conforme a Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, a saber:

  1. Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
  2. Políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
  3. Responsabilidade social da instituição;
  4. Comunicação com a sociedade;
  5. Políticas de pessoal;
  6. Organização e gestão da instituição;
  7. Infraestrutura;
  8. Planejamento e avaliação institucional;
  9. Políticas de atendimento aos estudantes;
  10. Sustentabilidade financeira.

Os resultados da Autoavaliação Institucional apontam as principais qualidades dos serviços e infraestrutura da Instituição, assim como o que deve ser melhorado, orientando assim os processos de gestão da diretoria, coordenações e lideranças administrativas da FCM-MG.

A divulgação dos resultados é feita de diferentes formas para toda comunidade acadêmica, dentre elas: banner em lona com os resultados da pesquisa, QR Code nas peças de divulgação com link direto para acesso a pequisa, Wobbler Stopper na Biblioteca, wallpaper nos computadores do laboratório de informática e computadores administrativos, publicações no site institucional e na intranet, stories e informativos nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), publicações na Revista Ciências Médicas, plotagens informativas que ficam localizadas nos espelhos de todos os banheiros, no piso da entrada principal, nas escadas e elevadores de todos os andares da Instituição.

Uma outra maneira usada pela CPA para divulgar os resultados é com utilização de infográfico, que é encaminhado para toda comunidade acadêmica via e-mail marketing e/ou também por mensagem no celular tipo SMS e Whatsapp, com o resumo dos resultados da pesquisa e informação do link de acesso ao Sistema de Avaliação CPA, a fim de obterem informações mais detalhadas da Autoavaliação.

A Instituição envia anualmente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação, um relatório com a descrição detalhada dos processos, instrumentos de pesquisa e resultados obtidos nas avaliações.

Clique aqui e conheça as melhorias já promovidas pela CPA

Voltar ao topo