Alunos da FCM-MG são beneficiados com parceria entre o Centro de Atenção Especializada em Santo Antônio do Monte e a Faculdade

22/07/2021

Para proporcionar novos campos de formação para os alunos, a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) celebrou um Termo de Cooperação Técnico- científico com a Fundação Dr. José Maria dos Mares Guia, mantenedora do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), no município de Santo Antônio do Monte.

No Centro, acadêmicos da FCM-MG que participam do Internato Rural, vivenciam a experiência no atendimento in loco de casos de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, e aprendem também na prática os fluxos e critérios da atenção secundária aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de acompanhar a estrutura de atenção e assistência interdisciplinar contemplando várias especialidades, como Fisioterapia e Nutrição.

Para o segundo semestre de 2021, haverá ampliação e a proposta é que alunos dos quatro cursos de graduação da Ciências Médicas atuem no CEAE. Alunos da Ciências Médicas já atuam em Santo Antônio do Monte e em cidades vizinhas do Centro Oeste de Minas Gerais, como Lagoa da Prata, na atenção primária pelo Internato de Saúde Coletiva.

Para o diretor da FCM-MG, professor José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, essa parceria é um ganho para os acadêmicos, pois a região de Santo Antônio do Monte sempre foi estratégica para a Ciências Médicas por sempre proporcionar campos de estágio para os alunos. “A atuação no CEAE irá possibilitar o aprendizado na prática com profissionais experientes da referência e da contrarreferência do SUS.”

Segundo o professor Gustavo Werneck, coordenador do Internato de Saúde Coletiva da FCM-MG, a experiência no Centro Especializado será uma oportunidade de vivenciar casos mais complexos e as múltiplas necessidades dos pacientes, que requerem atenção especializada.

Mantenedora do CEAE, a Fundação Dr. José Maria dos Mares Guia é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem por finalidade prestar assistência médico-hospitalar, em prol da eficiência e da humanização no atendimento dentro da proposta do SUS. É formada pelo Instituto Regional da Saúde da Mulher, Hospital Dia São Pedro e pelo Centro Estadual de Atenção Especializada.

Dirigentes da FCM-MG e da Fundação Dr. José Maria dos Mares Guia na solenidade

de assinatura do Termo de Cooperação

Alunos de Fisioterapia da FCM-MG, Lucas Carneiro Morais e Maria Caroline Cardoso de Freitas, acompanham o atendimento de pacientes crônicos

No Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), os acadêmicos da FCM-MG vão vivenciar

na prática os atendimentos da atenção secundária

Voltar ao topo