Alunos da FCM-MG promovem IV Congresso Acadêmico de Oftalmologia

17/11/2020

Os alunos do curso de Medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais promoveram o IV Congresso Acadêmico de Oftalmologia (CAO), que se tornou o maior evento da área com a participação de mais de 1.600 inscritos, de todos os estados brasileiros e de países da América Latina.

A organização do Congresso foi da OFTALMOLIGA, Liga Acadêmica de Oftalmologia da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. O evento, que teve três dias de duração, foi realizado pela primeira vez em 2017.

Neste ano, o evento contou com a presença de profissionais renomados da oftalmologia brasileira e abordou temas como inovação, inteligência artificial, finanças, dentre outros. O evento contou com cinco grandes eixos: palestras; minipílulas de conhecimento; concurso cultural “De Olho Nos Talentos”, I Olimpíada Acadêmica de Oftalmologia, o “Med Fora da Caixa” e as apresentações científicas.

O IV CAO teve o apoio de 7 ligas acadêmicas de instituições de ensino de Minas Gerais, como PUC Minas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de São João Del-Rei, UNIBH, entre outras. E contou também com o apoio da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAMMG) e da Sociedade Mineira de Oftalmologia (SMO).

O evento foi coordenado pelo professor Dr. Fábio Nishimura Kanadani e pelos acadêmicos integrantes da Liga: o presidente, Daniel Bodour Danielian Filho; o vice-presidente, Mauro Gobira; a ex-presidente da Liga, Larissa Lima Magalhães e Glauco Aquino, presidente da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO).

O objetivo da Liga é proporcionar conhecimento sobre Oftalmologia na graduação em Medicina e criar uma comunidade de acadêmicos interessados na área, potencializando talentos e criando conexões entre pessoas.

Programação do Congresso

“Minipílulas”: com o objetivo de garantir que todos os acadêmicos ouvintes do congresso tivessem uma base teórica mínima para que pudessem usufruir ao máximo das palestras, foram ofertadas aulas curtas sobre temas básicos da Oftalmologia.

“De Olho Nos Talentos”: mais uma inovação do IV CAO, teve como propósito dar espaço aos acadêmicos com talentos artísticos, tais como música, dança, desenho, entre outros. As apresentações foram feitas por meio de vídeos de diversas regiões do país e foram exibidas nos intervalos do evento.

“Científico do IV CAO”: recebeu mais de 150 resumos de pôsteres, que foram avaliados por Oftalmologistas, e 35 foram selecionados para apresentação ao vivo, via plataforma online, para os avaliadores finais de pôsteres. Todos os resumos serão publicados no Suplemento da Revista Médica de Minas Gerais (RMMG). E as três apresentações com a melhor avaliação serão premiadas com a publicação do artigo completo na Revista.

“Med Fora da Caixa”: também foi um pioneirismo do IV CAO e surgiu da crescente demanda dos acadêmicos pelo conhecimento sobre temas não-convencionais, tais como finanças, contabilidade, carreira médica, perspectivas do mercado de trabalho, publicidade e ética médica, carreira militar na medicina, produção científica, medicina fora do Brasil, dentre outros. Foram convidados profissionais renomados, e com vasta experiência em cada um dos temas, para ministrar as palestras.

Para o ano de 2021, a Liga pretende estruturar um evento de forma presencial e também na modalidade virtual, o que permitirá maior participação de outros países. A FCM-MG, que completou 70 anos de fundação em 2020, preza pela formação humanista, crítica e reflexiva dos seus acadêmicos aliando um ensino teórico-prático, por meio de eventos acadêmicos e projetos de extensão.