Inserir Shortcode

A Faculdade

A Faculdade

Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

FCM-MG

A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) é a segunda escola de medicina mais antiga de Minas Gerais. Foi fundada na década de 1950 a partir da iniciativa do médico, professor e humanista Dr. Lucas Monteiro Machado, que apontou a defasagem de médicos em Minas Gerais e a necessidade de oferecer formação técnica e humana para os futuros profissionais. Com esse propósito, reuniu colegas docentes da então Universidade de Minas Gerais (futura UFMG) para criar a nova escola, que, em 7 de novembro de 1950, recebeu do Ministério de Educação e Saúde licença para funcionar. 

A FCM-MG é hoje reconhecida entre as mais prestigiadas escolas de Medicina do país, oferecendo ainda graduações em Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia, além de cursos de pós-graduação e educação a distância (EaD). Possui dois campi universitários em Belo Horizonte (MG). O primeiro na Alameda Ezequiel Dias e o segundo, inaugurado em fevereiro de 2022, na avenida dos Andradas, ambos na região hospitalar da capital mineira.

Sua base curricular é construída no equilíbrio entre teoria e prática, fundamentada em uma sólida formação moral e ética.

Os alunos da FCM-MG têm a oportunidade de realizar estágios supervisionados no Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais (ACM-MG) e no Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM), instituições que integram a Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), e em instituições parcerias, como, entre outras, a Santa Casa de Belo Horizonte e o Hospital de Pronto Socorro João XXIII.

Como parte de sua missão como instituição filantrópica, de entidade privada sem fins lucrativos, a FCM-MG atende gratuitamente, via SUS, pessoas que buscam atendimento no Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM-MG). Outra medida de responsabilidade social é a prática de saúde comunitária por meio do Programa de Internato Rural/Metropolitano em áreas carentes de zonas rurais de Minas Gerais.

FCM-MG

Diretoria

Administração

REITORIA

Prof. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho – Reitor

Profª. Ana Paula Lima de Almeida Amorim – Vice-reitora Educacional

Profª. Maria do Carmo – Vice-reitora de Integração Docente Assistencial

FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS – MG

Prof. Rafael Duarte Silva – Diretor

Profª. Claudia Lourdes Soares Laranjeira – Diretora de Graduação e 1ª Vice-diretora

Profª. Marcela Unes Pereira Rennó – Diretora da Pós-graduação e 2ª Vice-diretora

Prof. José Felippe Pinho da Silva – Diretor de Pesquisa e Extensão e 3º Vice-diretor

Dr. Jair Leopoldo Raso – Secretário-geral

Profª. Débora Lucciola Coelho – Vice-diretora de Pós-graduação

Profª. Leila de Fátima Santos – Coordenadora do Curso de Enfermagem

Profª. Flávia Cardoso Schaper – Coordenadora do Curso de Fisioterapia

Prof. Rodrigo Santana Dutra  Coordenador do Curso de Medicina

Prof. Sérgio Neves Drummond – Coordenador do Curso de Odontologia

Profª. Tatiane Dias Bacelar – Coordenadora do Curso de Psicologia

Rolar para cima