Inserir Shortcode

A Mantenedora

A Mantenedora

Feluma

A Mantenedora

A Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) nasceu em 29 de setembro de 1971 como instituição filantrópica, nos moldes do Decreto Federal 62.396/68, com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento da comunidade por meio de atividades educacionais de saúde e assistência social, além de realizar pesquisas nos campos das Ciências Exatas, Humanas e Biológicas.

A organização é subdividida em cinco institutos, criados para garantir o cumprimento da missão da Fundação de promover a educação e a saúde e contribuir com a redução das desigualdades. São eles: Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG); Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais (ACM-MG); Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM-MG); Instituto de Olhos Ciências Médicas de Minas Gerais (IOCM-MG); e Teatro Feluma.

Dentre os institutos, o de maior destaque é a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), que oferece pesquisa, ensino e extensão nos níveis das melhores instituições do país. À Faculdade estão subordinados o Hospital Universitário (HUCM-MG), o Ambulatório (ACM-MG) e o Instituto de Olhos Ciências Médicas de Minas Gerais (IOCM-MG), com atendimento 100% SUS e que figuram entre os principais centros de saúde de Belo Horizonte.

Mandato: janeiro de 2022 a março de 2025

Conselho Diretor da Feluma

Diretoria da feluma

A FELUMA é a mantenedora dos citados Institutos perante a comunidade acadêmica, as autoridades públicas e o público em geral e encontra-se hoje em processo de expansão de suas atividades.

O Centro Corporativo da FELUMA, que reúne toda a gestão administrativa, tem parte dos setores instalados numa região estratégica de Belo Horizonte, próximo ao prédio da Faculdade, na Av. Afonso Pena 1.964, ocupando 03 andares do edifício, importante fator de integração entre as várias divisões institucionais.

Outros setores que integram o CSC (Centro de Serviços Compartilhados) também estão sediados na Av. dos Andradas 1.161.

A FELUMA atua como parceira da Faculdade, administrativamente, garantindo uma reprodução dos fins desta com parcimônia e otimização dos potenciais da mantida.

Nos termos do Regimento Geral, o presidente da Fundação Educacional Lucas Machado tem por função fundamental velar pelo alcance das finalidades da Faculdade, como Instituição de Ensino Superior, assegurando que suas atividades estejam em harmonia com a identidade e a missão institucionais. 

Em consonância com o estatuto da FELUMA, segundo o qual, ao presidente da Fundação, compete, entre outros, empenhar-se pelo aperfeiçoamento da Faculdade, zelando por sua viabilidade financeira e pelo cumprimento de sua excelência acadêmica; zelar pela harmonia do convívio de todos os membros da comunidade acadêmica; evidencia-se, na relação entre a mantenedora e a mantida, uma conjunção de esforços centrados fundamentalmente nos objetivos educacionais em razão dos quais a Faculdade foi idealizada e criada pelos eminentes professores fundadores na década de 50. Assim, considerados em perspectiva institucional, os fins da Faculdade são assumidos de modo integral pela Fundação, assegurando uma unidade organizacional e uma harmoniosa vinculação porquanto os objetivos formativos são assumidos pela mantenedora como premissas a serem tratadas em termos de oferta de condições administrativas. Somente em virtude dessa relação se torna compreensível o empenho da Fundação em assumir um hospital universitário público, subordinando-o formativamente à Faculdade, bem como criando um instituto de pós-graduação, antecipando um projeto de criar um programa formativo de excelência na área de saúde, não obstante, enquanto faculdade e nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), deva assumir a tarefa de um ensino de qualidade. A Fundação se antecipa e projeta uma faculdade com ensino, pesquisa e extensão nos níveis das melhores instituições do país.

Lucas Monteiro Machado

O Idealizador

Natural de Sabará (MG), Lucas Monteiro Machado nasceu em 11 de novembro de 1901, filho de Virgílio Cristiano Machado e Marieta Monteiro Machado. Formou-se médico em 1924, aos 23 anos, diplomado pela Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, fundada em 1911 como desdobramento da Associação Médico-Cirúrgica de Minas Gerais e que mais tarde viria a integrar a Universidade de Minas Gerais (UMG), que, em 1965, se tornou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em seus primeiros anos de medicina, o Dr. Lucas Machado trabalhou como interno do Serviço de Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia até, em 1935, assumir a chefia do serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Santa Casa de Belo Horizonte e, posteriormente, a diretoria clínica do hospital. Integrou diversas associações científicas no Brasil e no exterior, sendo presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e da Sociedade de Ginecologia de Minas Gerais, da qual foi também o fundador. Machado tem diversas publicações em revistas científicas de todo o mundo e participações em congressos e simpósios médicos no Brasil e no exterior. Sugeriu e teve acatadas pela comunidade médica modificações em técnicas de cirurgia ginecológica e recebeu diversos títulos e distinções nacionais, entre elas a de patrono da cadeira 03 da Academia Mineira de Letras, Medalha de Ordem do Mérito Nacional e de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, e internacionais, como a Das Grosse Verdienstkreuz, da então República Federal da Alemanha, e a Medalha de Honra das Palmas Acadêmicas, do Ministério da Educação Nacional da França.

Faleceu, aos 69 anos, em 11 de agosto de 1970, após trabalhar por vinte anos como professor e diretor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG).

*com informações da Academia Mineira de Letras

A Faculdade

Em 1950, Dr. Lucas Monteiro Machado reuniu colegas médicos renomados para que criassem juntos a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (leia mais aqui). O propósito que motivou o seu sonho foi o de formar médicos para atuarem no interior do Estado, onde havia uma defasagem de profissionais. Na época, havia pelo menos 60 municípios mineiros que não contavam com nenhum médico.

FUNDACAO EDUCACIONAL LUCAS MACHADO FELUMA
CNPJ: 17.178.203/0001-75
AV. AFONSO PENA, 1964 – BELO HORIZONTE, MG – CEP 30.130-007

Rolar para cima