A Faculdade

A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) surgiu de um grupo de médicos, também professores, livres docentes e assistentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. A motivação subjacente ao projeto para sua fundação era a deficiência de médicos no Brasil, e em especial no estado de Minas Gerais.
Particularmente em Minas Gerais havia mais de três centenas de municípios sem qualquer assistência médica ensejando a reprodução de condições precárias da grande maioria da população mineira. Ainda, a insuficiência de vagas ofertadas pela Universidade Federal em Minas, afastando promissores profissionais do exercício da função médica e, não menos importante, havia a necessidade de proporcionar aos jovens estudantes uma sólida formação moral e ética, fundamental ao exercício das atividades no domínio da saúde.
Realizadas as providências protocolares e jurídicas indispensáveis, no dia 7 de novembro de 1950, por solicitação do primeiro Diretor, Prof. Lucas Monteiro Machado, dirigida ao então Ministro de Educação e Saúde, amparada pelo Decreto nº 421, de 11 de maio de 1938, alterado pelo Decreto de nº 2.076, de 8 de março de 1940, pleiteava que fosse concedida à FCM-MG a licença para funcionar regularmente. Submetida à avaliação de suas condições levada à apreciação da Diretoria do Ensino Superior, o Conselho Nacional de Educação, em sessão datada de 22 de janeiro de 1951, aprovou por unanimidade o parecer do Conselheiro relator, concedendo a licença para o funcionamento da Faculdade. Por fim, o Presidente da República baixou o Decreto-Lei nº 29.242, de 30 de janeiro de 1951, que credenciou a Instituição.
Iniciadas as atividades formativas, em 28 de abril de 1955, por meio do Decreto-Lei nº 37.269, da lavra do Exmo. Presidente da República, o curso de Medicina foi reconhecido e equiparado aos seus congêneres do país.
A FCM-MG tem sua história marcada por forte compromisso com os ideais de seus fundadores e, por essa razão, mantém desde sua fundação o propósito de uma formação de excelência, a preocupação profunda com a ética alicerçada em princípios de racionalidade, reciprocidade dos valores e justiça, novamente reforçados no Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Como consequência, a qualidade dos serviços educacionais da Faculdade foi reconhecida ao ser recredenciada pelo Ministério da Educação com conceito “4” tanto para a oferta do ensino a distância quanto presencial.
Em 10 de fevereiro de 2022, a Feluma, mantenedora da FCM – MG, inaugura o Campus II da Faculdade, que já no primeiro dia de funcionamento recebeu cerca de oitocentos discentes para assistir as aulas e prestar atendimento à população na nova estrutura, dotada de acomodações modernas e informatizadas incluindo 22 salas de aula, 76 consultórios, 6 salas de bloco cirúrgico, sala de fisioterapia, auditório, deck, jardim e refeitório. Com ótima localização, o novo Campus está na Av. dos Andradas 1.093 – Centro – BH. Além disso, outros mil e quatrocentos alunos foram recebidos no Campus I, localizado na Alameda Ezequiel Dias.




Administração
Prof. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho
Diretor
Prof. Rafael Duarte Silva
Vice-Diretor
Dr. Jair Leopoldo Raso
Secretário-Geral
Profª. Leila de Fátima Santos
Coordenadora do Curso de Enfermagem
Profª. Flávia Cardoso Schaper
Coordenadora do Curso de Fisioterapia
Profª. Cláudia Lourdes Soares Laranjeiras
Coordenadora do Curso de Medicina
Prof. Dr. Sérgio Neves Drummond
Coordenador do Curso de Odontologia
Profª. Tatiane Dias Bacelar
Coordenadora do Curso de Psicologia
Prof. José Felippe Pinho da Silva
Coordenador da Pesquisa e Extensão