A Faculdade Ciências Médicas sedia a aula inaugural do curso de Certificação em Cirurgia Robótica, 1º e único de Minas Gerais certificado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões

05/08/2021

Nesta segunda-feira, 02/08, a Pós-graduação Ciências Médicas – MG e o Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas – MG realizaram a aula inaugural com a primeira turma do curso de Certificação em Cirurgia Robótica, 1º e único de Minas Gerais certificado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).

O Presidente da Feluma e Diretor Geral do Instituto, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, fez a abertura do evento e ressaltou a importância da criação e incorporação do Instituto de Cirurgia Robótica à Feluma e, reforçou como diferencial que, em cursos de Graduação, a Faculdade Ciências Médicas – MG é única no mundo a ter a especialidade em sua grade de ensino. Dr. José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, Diretor da Faculdade Ciências Médicas, enfatizou a magnitude desse curso e do pioneirismo do Instituto no Estado de Minas Gerais. Ele parabenizou os médicos cirurgiões que irão iniciar o curso de certificação.

O Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas – MG está prestes a completar 2.700 procedimentos realizados em 5 anos de existência e, atualmente, a certificação é destinada para médicos com Registro de Qualificação de Especialista (RQE) nas áreas de Cirurgia Geral, Torácica, Urológica, Ginecológica e Coloproctologia, sendo a Urologia a especialidade com maior índice de procedimentos realizados. Importante ressaltar que está em fase de estudo de viabilidade estender a certificação para a especialidade de cabeça e pescoço, cita a Enfermeira Coordenadora do Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas – MG, Gisele Maia Jünger.

O Diretor Técnico do Instituto de Cirurgia Robótica, Prof. José Eduardo Fernandes Távora, reforçou que a equipe de enfermagem e apoio é altamente capacitada, com formação realizada diretamente pela Intuitive Co., e conhecem profundamente a Plataforma da Vinci® Surgical System, responsável pelos Robôs Si e X, que são utilizados para as práticas das cirurgias robóticas nos hospitais parceiros da Ciências Médicas.

Os Coordenadores do Curso de Certificação em Cirurgia Robótica, os Professores Diego Paim Carvalho Garcia, Fernando Augusto de Vasconcellos Santos e Pedro Romanelli de Castro fizeram breve explanação sobre os módulos, explicaram aspectos globais do curso e a respectiva atuação como assessoria e mentoria aos alunos cirurgiões que estão se especializando em Cirurgia Robótica.

Para cursar o módulo das aulas práticas, os alunos cirurgiões deverão realizar simulação cirúrgica no Labsim (Laboratório de Simulação e Realística) da Faculdade Ciências Médicas – MG ou nos centros de simulação dos hospitais parceiros, e assistir a dez cirurgias participando de procedimentos cirúrgicos como cirurgiões auxiliares. Esses procedimentos serão nos centros cirúrgicos do Hospital Felício Rocho, Hospital Vila da Serra e Instituto Orizonti.

Devido à alta demanda, outras duas turmas já estão previstas para o curso de Certificação em Cirurgia Robótica, sendo uma delas com início marcado para outubro de 2021, com turma já formada.

Dirigentes e docentes da Faculdade Ciências Médicas e Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas – MG

 


Coordenadores do curso Certificação em Cirurgia Robótica, os professores,
da esquerda para direita, Pedro Romanelli de Castro,
Fernando Augusto de Vasconcellos Santos e Diego Paim Carvalho Garcia

 

Recepção aos alunos cirurgiões para aula inaugural de Certificação em Cirurgia Robótica

Voltar ao topo