XI edição do Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica (EMAP)

A XI edição do Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica (EMAP) comemora 20 anos de realização ininterrupta desde 1993. Nesse sentido, a comissão organizadora convida você estudante, pesquisador, professor e psicólogo a se juntar conosco nesta celebração.

Quais são as novidades para a XI edição do EMAP?

– Para a XI edição do EMAP configuramos uma programação que discuta temas relevantes à sociedade atual. Por exemplo, no primeiro dia trataremos um tema que nos aflige diaramente, qual seja a violência urbana. A percepção de aumento da insegurança individual faz com que nos peguntemos: o que explica a violência? Qual é sua função para o indivíduo ou espécie? A avaliação de traços de personalidade podem nos trazer informações pertinentes? Dois renomados pesquisadores foram convidados para compartilhar conosco seus pontos de vista. O primeiro deles, é o muito conhecido psicólogo evolucionista David Buss, cuja perspectiva do comportamento antissocial gira em torno de mecanismos de adaptação não evoluídos na espécie humana. O segundo convidado é o professor Antonio Terracciano, quem lidera estudos junto com Robert McCrae sobre o famoso modelo de personalidade Big Five utilizando o instrumento criado pelo segundo o NEO-PI-R. Ainda, o tema da violência será discutido em um seminário com estudiosos brasileiros e convidados hispanos.

– No segundo dia, a programação envereda no tema da inteligência. Estando no século XXI, uma maior complexidade cognitiva caracteriza os desafios que se apresentam às sociedades modernas. Estariamos preparados? Que habilidades são demandadas? É possível estimular nossa capacidade intelectual? Para responder a essas questões, dois pesquisadores referências na academia mundial foram convidados. Trata-se do editor da revista Intelligence, o professor Douglas Detterman e o coordenador do estudo longitudinal de talentos americanos em matemática, o professor David Lubinski. Ainda, um seminário abordará de forma transparente, com a liberdade de pensamento cientifico que a academia proporciona, um assunto especialmente sensível à educação: a questão do sistema de quotas e sua relação com inteligência e desempenho escolar. Nesse seminário, participarão o professor Jose Aparecido da Silva da USPRP, o diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada-RJ, professor Cesar Camacho, e um convidado latino-americano, ainda em vias de confirmação.

– No terceiro dia, a programação discorrerá sobre um assunto que caracteriza a sociedade brasileira, especialmente a mineira, qual seja a religiosidade. Apesar do índice de ateísmo estar crescendo ano a ano, ainda somos um pais majoritariamente teísta (preferentemente monoteísta), por vezes deísta. Presente em todas as culturas, nos perguntamos se a religiosidade seria acaso um traço psicológico de proteção? Qual o papel da religiosidade na saúde mental e física das pessoas? É importate avalia-la? Para reflexionar sobre estas questões convidamos o psicólogo belga Vassilis Saroglou, investigador sobre religiosidade e personalidade, assim como a psicóloga americana, investigadora em temas de saude humana.

Acesse o site e faça já sua inscrição pelo site: http://emapminas.com.br/

Voltar ao topo