Financiamentos e Bolsas

PROUNI

A Fundação Educacional Lucas Machado – FELUMA, mantenedora da FCMMG, aderiu ao Programa Universidade para Todos – PROUNI, tão logo foi institucionalizado pelo Governo Federal, através da Lei n.º 11.096, de 13 de janeiro de 2005.

Sua finalidade é a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais aos estudantes de baixa renda, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao programa.

Apesar de já ter isenção tributária como instituição filantrópica, a FELUMA reafirma sua responsabilidade e seu compromisso social, por entender a relevância do PROUNI, programa que proporciona inclusão educacional por mérito do estudante e que atende à população carente com ensino de qualidade.

São integrais as bolsas oferecidas nos dois cursos de graduação existentes na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais – FCMMG – Medicina e Fisioterapia. A partir de 2009, com a aprovação dos cursos de Enfermagem e Psicologia na FCMMG, a FCMMG disponibilizará, também, bolsas integrais – via PROUNI – nestes cursos.

Dentre outras normas e condições estabelecidas pela legislação específica, é considerada a classificação do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O texto da Lei n.º 11.096 estabelece que a bolsa de estudo integral será concedida aos brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até um salário mínimo e meio.

Será destinada aos estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsistas integrais; aos estudantes portadores de deficiência, nos termos da legislação; e a professor da rede pública de ensino, para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

A manutenção da bolsa pelo beneficiário, observado o prazo máximo para a conclusão do curso de graduação ou seqüencial de formação específica, dependerá do cumprimento de requisitos de desempenho acadêmico, estabelecidos em normas expedidas pelo Ministério da Educação – MEC.

Mais informações e o regulamento completo do PROUNI podem ser conseguidos no site do Ministério: www.mec.gov.br

Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI

portaria_conjunta

 

SINPRO

A FCMMG disponibiliza para professores e seus filhos a opção da bolsa vinculada ao Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais – SINPRO MG, de acordo com a legislação específica deste órgão.

A filiação do profissional interessado é condição para pleitear a bolsa, diretamente na entidade sindical, que estabelece as normas do benefício.

Site para informações: www.sinprominas.org.br