Biblioteca

Apresentação

Biblioteca “Edson Machado de Souza”

A Biblioteca Edson Machado de Souza está localizada no 1º andar do prédio da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, ocupando uma área total de 660m2. Suas instalações são amplas e arejadas para proporcionar maior conforto aos alunos. Para manter um acervo qualitativo e quantitativamente bem dimensionado, a biblioteca possui uma política de atualização do acervo e tem investido maciçamente na aquisição de livros, periódicos e base de dados. Atualmente conta com mais de 28.000 exemplares, entre livros, periódicos, dicionários, dissertações e teses. Possui ainda 6.000 exemplares de periódicos científicos impressos, além dos títulos online, disponíveis nas bases de dados assinadas, relacionados aos cursos ofertados pela faculdade.

Todo o acervo da biblioteca pode ser consultado por autor, título ou assunto através de catálogo online, pelo Sistema de Gerenciamento de Biblioteca Pergamum, ou presencialmente, o sistema de Biblioteca possibilita também que o usuário renove e reserve obras via online. A Biblioteca ainda disponibiliza tomada para notebook, Wireless e sistema de ar condicionado. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira de 7h às 22h, e aos sábados das 8h às 13h.

 

Mobiliário e equipamentos

• 1 salão de leitura, com capacidade para 64 usuários;

• 5 salas para estudo em grupo com capacidade para 30 usuários;

• 40 cabines para estudo individual com iluminação e tomadas para utilização de notebooks;

• Espaço de convivência para leitura de jornais e revistas,

• Espaço para guarda-volumes com 224 escaninhos individuais;

• Balcão de atendimento.

 

Serviços

Serviços de referência: orientação ao usuário para melhorar a utilização do acervo da Biblioteca, apoio às pesquisas e levantamentos bibliográficos;

Acesso ao catalogo online;

Empréstimo/devolução/reserva/renovação;

Treinamento de usuários no uso de fontes de informação especializada;

Visita orientada;

Empréstimo entre bibliotecas: convênio que permite ao usuário usar as obras de outras bibliotecas;

Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos, monografias, teses e publicações científicas;

Comutação bibliográfica: fornecimento de cópias de artigos de periódicos, independente da sua localização, utilizando os serviços on-line da Bireme e Rede Comut; recuperação de artigos em diversos periódicos disponibilizados pela internet e de textos, diretamente nos sites relacionados às Ciências da Saúde;

Pesquisa bibliográfica: levantamentos bibliográficos nas bases de dados disponíveis;

Bases de Dados

Medline Pubmed
É a base de dados bibiográficos da National Library of Medicine (NLM), com informações sobre a literatura biomédica. É a mais importante ferramenta de pesquisa para médicos, enfermeiros e profissionais da saúde. Contém referências de artigos publicados em mais de 3.200 títulos de periódicos internacionais.
EBSCO – Medline with Full-text 
Medline with Full-text contém o texto completo de 1.200 títulos de periódicos do Medline. (Acesso por meio de senha).
Lilacs
É a base de dados da Bireme – Centro Latino-americano e do Caribe em Informações em Ciências da Saúde e contém referências bibliográficas de artigos, monografias, teses, capítulos de livros e trabalhos apresentados em congressos, publicados na América Latina e no Caribe.
Scielo
É uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
PEDro
Physiotherapy Evidence Database é a base de dados em evidências em fisioterapia. é gratuita com mais de 22,000 estudos clínicos aleatorizados, revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica em fisioterapia.

  • Horário de Funcionamento
  • Segunda Feira a Sexta Feira
  • 7h às 22h
  • Sábado
  • 8h às 13h