Semana de Enfermagem 2018 – FCM-MG

A Comissão de Organização e Planejamento da Semana de Enfermagem da FCM-MG, realizou entrou os dias 14 a 17/05/2018 a Semana de Enfermagem e teve como tema central proposto pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN): “A centralidade da Enfermagem nas diversas dimensões do Cuidar”.

O objetivo da Semana de Enfermagem, foi discutir o que é o cuidar e o que é o cuidado para Enfermagem na sociedade atual, com base na historicidade e determinação social. O evento contemplou momentos de discussão e reflexão em torno do tema de grande relevância para a enfermagem enquanto ciência, profissão, ensino e pesquisa.

A programação do evento constituiu na realização de palestras, minicursos na Faculdade e no Hospital Universitário Ciências Médicas, integração e apresentação musicais com os talentos da FCM-MG e HUCM-MG e a apresentação dos Trabalhos Integrados (TI) realizados pelos alunos sob orientação dos docentes da faculdade, sendo uma atividade didática que promove o desenvolvimento dos alunos na aquisição de habilidades e competências em realizar trabalhos de científicos de qualidade e com temas inovadores. Os resumos dos TI serão publicados nos Anais Ciências Médicas como meio de divulgá-los junto à comunidade acadêmica.

Como atividade inovadora, desse evento, foi realizada a I Gincana Acadêmica da Semana de Enfermagem da FCM-MG/2018 com o tema “Reconhecendo o nosso território”. Essa I Gincana teve por finalidade desenvolver o intercâmbio social entre os discentes, difundir a solidariedade, a cidadania, a amizade e o companheirismo entre os participantes.

Para cumprimento das tarefas, cada uma das equipes, constituídas por discentes dos diversos períodos do curso, fizeram o reconhecimento dos equipamentos do setor a ela designada na tarefa, presentes no território próximo a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Cada equipe apresentou registro fotográfico e descrição dos equipamentos visitados para realização das tarefas em um cartão que foram afixados no Mapa Ilustrativo da localidade, desenvolvido para a Semana de Enfermagem. A I Gincana possibilitou aos alunos a reflexão quanto a relação e articulação dos diversos setores e equipamentos, presentes no território em que está inserida a Faculdade, enquanto determinantes sociais da saúde e no contexto das Redes de Atenção à Saúde (RAS). Ao todo foram formadas seis equipes, sendo que a cada equipe foi designada um setor, como segue: 1.Equipe Verde – Saúde; 2. Equipe Azul – Assistência Social; 3.Equipe Amarela – Educação; 4.Equipe Rosa – Lazer; 5.Equipe Vermelha – Segurança pública; 6.Equipe Laranja – Mobilidade Urbana.

Voltar ao topo