Programa de Qualificação de Assistência Perinatal de Minas Gerais

Aconteceu nos dias 22 e 23 de março, no hotel Adágio, no centro da capital mineira, o Módulo 1 do Curso de Aperfeiçoamento em Assistência Hospitalar Perinatal. Reuniram-se cerca de 100 convidados dentre tutores, coordenadores e professores do programa, para conhecerem seus objetivos, conteúdo, logística e compreenderem o modelo assistencial para o parto e nascimento.

Este módulo teve carga horária de 12 horas e foi desenvolvido por meio de exposições dialogadas, trabalhos em grupo e atividades em plenário.O programa de Qualificação da Assistência Perinatal, lançado em dezembro de 2013, surge da necessidade identificada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), de apoiar os profissionais na sistematização dos processos clínicos e fluxos assistenciais durante a atenção à gestante e ao recém-nascido, em rede, abrangendo o pré-natal, parto, puerpério, período neonatal e transporte, com o objetivo de reduzir a mortalidade materno infantil.

A responsável por executar este programa é a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), por meio da Pós-Graduação Ciências Médicas – MG, devido a seu grande know-how em cursos de especialização. Estes cursos serão realizados em cooperação técnica com a Associação Mineira de Ginecologistas e Obstetras – (SOGIMIG) e Sociedade Mineira de Pediatria – (SMP).

Voltar ao topo