Programa de Qualificação de Assistência Perinatal de Minas Gerais

Aconteceu nos dias 05 e 06 de abril, em oito cidades mineiras, o primeiro encontro do Programa de Qualificação da Assistência Hospitalar Perinatal. Reuniram-se cerca de 1.000 profissionais dentre médicos e enfermeiros para conhecerem o programa e compreenderem o modelo assistencial para o parto e nascimento. As cidades participantes do programa foram Belo Horizonte, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Diamantina, Uberlândia, Montes Claros e Pouso Alegre.

O programa de Qualificação da Assistência Perinatal, lançado em dezembro de 2013, surge da necessidade identificada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), de apoiar os profissionais na sistematização dos processos clínicos e fluxos assistenciais durante a atenção à gestante e ao recém-nascido, em rede, abrangendo o pré-natal, parto, puerpério, período neonatal e transporte, com o objetivo de reduzir a mortalidade materno infantil.

A responsável por executar este programa é a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), por meio da Pós-Graduação Ciências Médicas – MG, devido a seu grande know-how em cursos de pós-graduação. Os cursos deste programa serão realizados em cooperação técnica com a Associação Mineira de Ginecologistas e Obstetras – (SOGIMIG) e Sociedade Mineira de Pediatria – (SMP).

Voltar ao topo