Nova Lima é parceira da Faculdade Ciências Médicas no Internato de Saúde Coletiva

14/12/2018

A Feluma, Fundação Educacional Lucas Machado, firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Lima, que se torna mais um campo de Internato de Saúde Coletiva para os alunos da Faculdade Ciências Médicas.

Na solenidade de assinatura da parceria, estiveram presentes o presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, o vice-presidente professor José Maria Borges, o diretor da Faculdade Ciências Médicas, professor José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, o prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, o secretário municipal de Saúde, José Roberto Lintz Machado, e o ex-diretor da Faculdade Dr. José Rafael Guerra, que foi um dos idealizadores do internato na instituição. Também marcaram presença membros da equipe da Secretária de Saúde do Município e vereadores.

O internato de Saúde Coletiva, que em 2019 completa 30 anos, é uma oportunidade para os alunos se integrarem aos trabalhos desenvolvidos pelas equipes de saúde locais, especialmente do Programa de Saúde da Família (PSF). São várias ações que incluem atividade clínica ambulatorial, saúde coletiva, promoção de saúde prevenção de doenças, visitas domiciliares, entre outras.

Hoje cerca de 280 alunos da Faculdade Ciências Medicas participam dos internados, tanto o metropolitano que envolve Belo Horizonte e agora Nova Lima, quanto o internato Rural que contempla 12 cidades mineiras.

Esta parceria além de proporcionar conhecimento e formação prática aos alunos de medicina, enfermagem, fisioterapia e psicologia, também contribui com as cidades na ampliação da oferta de consultas. O atendimento clínico individual feito pelos alunos do internato amplia o acesso da população aos serviços básicos de saúde.

 

Voltar ao topo