• 20/06/2016

    O Vestibular 2017/1º semestre da Faculdade Ciências Médicas-MG já tem data marcada, será no dia 20 de novembro de 2016.

     

     

    As obras literárias para a prova do curso de Medicina são:

    • VÁRIAS HISTÓRIAS, de Machado de Assis.

    • OBRA COMPLETA (33 contos), de Murilo Rubião.

     

    Em breve mais informações.

  • 17/06/2016

    O Projeto IntegrAção desenvolvido pela Assessoria Pedagógica da Faculdade Ciências Médicas-MG vem desenvolvendo diversas atividades que envolvem alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia. A intenção é reforçar a interdisciplinaridade entre as graduações e a importância da complementariedade das áreas.

    Na última semana uma programação foi iniciada pelo Dia Mundial Sem Tabaco. Duas palestras introdutórias trouxeram importantes informações sobre os componentes químicos presentes no cigarro, diálogos para compreender a origem do vicio e uma dinâmica que ajudou os presentes, a entenderem o tamanho do prejuízo que a prática traz à saúde.

    Na sequência, inscrições foram abertas para grupos operativos com encontros regulares, reunindo pessoas que desejam parar de fumar. Discussões, novas conversas e exercícios estão sendo promovidos pela professora Jaqueline Barata e os alunos participantes durante as reuniões.

    Práticas assim reforçam a importância de um profissional da saúde mais atento a todos os aspectos e a necessidade do trabalho em conjunto de todas as áreas em diversas situações do dia a dia.

  • 14/06/2016

    Durante a semana de 06 a 10 de junho, alunos do quinto ano do curso de Medicina da Faculdade Ciências Médicas – MG e profissionais do Curem (Cursos de Urgência e Emergência), realizaram um Treinamento de Reanimação Cardiopulmonar – RCP, ensinando técnicas para a realização da massagem, aos colaboradores de todos os institutos FELUMA.

    O treinamento faz parte de uma importante campanha realizada mundialmente, com o apoio da American Heart Association (AHA), para conscientizar e preparar qualquer cidadão para prestar os primeiros socorros a um indivíduo que possa estar sofrendo uma parada cardiorrespiratória, em ambientes externos ao de um hospital.

    O objetivo do treinamento é duplicar ou até mesmo triplicar as chances de vida de um indivíduo que possa estar passando por tal situação. A mensagem transmitida pelos alunos é de que o atendimento precisa ser prestado rapidamente independente da pessoa, junto de ligação imediata para a emergência – SAMU 192 antes do inicio da massagem. Os colaboradores da FELUMA puderam treinar a realização da massagem em bonecos, com a orientação dos alunos e se mostraram bastante interessados.

  • 16/05/2016

    Em comemoração ao dia da Enfermagem, 12 de maio, a coordenação do curso de Enfermagem promoveu uma semana com diversas atividades para os alunos do curso. O tema abordado durante a semana foi a “Construção histórica e política da Enfermagem”. Dentro do contexto, foram apresentados trabalhos acadêmicos e realizada uma palestra com a vice-presidente da ABEn (Associação Brasileira de Enfermagem), Lívia Coser.

    Durante a palestra foram abordados temas relevantes para a atuação dos enfermeiros, um regate historio da profissão, bem como seu papel diante do atual cenário político e econômico do país.

    Ainda no dia 12 de maio, três professores do corpo docente do curso de Enfermagem, Profa. Janaína Tizzoni (Coordenadora do curso), Profa. Jaqueline Barata (Assessora Pedagógica) e Prof. Marcelo Salles, foram homenageados, pelos serviços prestados como ex-diretores da Associação, na solenidade de comemoração dos 90 anos da ABEn.

  • 26/04/2016

    O Programa de Capacitação Docente é um encontro que acontece mensalmente e também, uma grande oportunidade para os professores trocarem experiências e aprimorarem ainda mais os seus conhecimentos.

    O convidado da vez foi o Dr. Augusto Scalabrini Neto, graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo, doutorando pela Universidade de São Paulo e atualmente Coordenador didático da Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP,  representante do Brasil no Global Network for Simulation in Healthcare e Consultor da Comisión Nacional de Acreditación en Salud de Chile.

    Ele conduziu a palestra “A simulação no ensino da área da saúde”. Tema de extrema relevância, já que as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área de saúde,tem preconizado a formação por competências, ou seja, uma formação que permita ao estudante desenvolver ao longo de seu percurso acadêmico informações, habilidades e atitudes: elementos essenciais em suas práticas como individuo e profissional.

    Nessa linha de raciocínio a simulação é uma rica metodologia, porque permite que os estudantes entrem em contato com situações similares às que eles irão encontrar no mercado, mas em um ambiente controlado.

    Uma vivência de experiências simuladas junto de feedbacks pontuais dados pelos professores que assistem a simulação, e trabalham para que os alunos façam suas próprias reflexões.

     

     

     

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