• 06/01/2017

    No dia 12 de dezembro de 2016 a Fundação Educacional Lucas Machado e a Faculdade Ciências Médicas – MG realizaram uma solenidade para celebrar três importantes acontecimentos: A concessão da Medalha Mérito Educacional e Saúde Lucas Machado, a condecoração de Professor Emérito e a entrega do espaço do Centro de Memória.

    Instituída há nove anos, a Medalha Mérito Educacional e Saúde Professor Lucas Machado 2016, homenageia membros da sociedade que se empenharam e contribuíram, efetivamente, para que a instituição continue sendo referência nas áreas da saúde e educação em todo país. Neste ano, os homenageados foram Dr. Evilazio Teubner Ferreira, Dr. Francisco das Chagas Lima Silva, Lincoln Lopes Ferreira, Dr. Ramon Victor César, Dr. Reinaldo de Oliveira Sieiro e Dra. Sinara Mônica Oliveira Leite.

    Por sua vez o título de Professor Emérito é concedido a professores que fizeram parte da história da Faculdade Ciências Médicas. Este importante título é concedido aos profissionais que se destacaram em sua área de atuação, pela relevância e/ou magnitude de sua produção e atividade científica, desfrutando de grande reconhecimento pela comunidade acadêmica. Os homenageados com o título, deste ano, são a Profa. Emily Sobreira Habib, Prof. Demercindo Brandão Neto e Prof. João Daniel Fernandes Iglesias.

    Foi uma noite de muita emoção para todos, em que além das homenagens, foi entregue o espaço onde será instaurado o Centro de Memória Ciências Médicas,  que perpetuará a história da instituição mantendo vivo seu passado, presente e futuro. O Prof. Geraldo Magela Gomes da Cruz, curador do espaço, prestou uma emocionante homenagem ao fundador da instituição, Prof Lucas Monteiro Machado, na ocasião representado pelo filho Dr. Lucas Viana Machado.

    A Fundação Educacional Lucas Machado e a Faculdade Ciências Médicas sentem-se extremamente honradas em ter tido cada um dos homenageados, como parte fundamental de sua história.

     

  • 23/12/2016

    No mês de dezembro, a Pós-Graduação Ciências Médicas – MG, promoveu uma importante palestra para os alunos dos cursos de Cirurgia Vaginal e Uroginecologia, Video-Histeroscopia e Videolaparoscopia, coordenados pelo Dr. Walter Pace.

    O evento, que aconteceu no Auditório da Faculdade, trouxe dois palestrantes convidados. A Dra. Rosanne KhoCirurgia que falou sobre a histerectomia no momento atual da saúde dos Estados Unidos e no mundo. E o Dr. Maurício Abrão que detalhou e explicou mais sobre a Endometriose no mesmo contexto.

    Uma grande oportunidade de adquirir mais conhecimento e ampliar ainda mais a formação acadêmica em busca de uma atuação profissional cada vez mais precisa e especializada.

     

  • 21/12/2016

    O Núcleo de Ensino promoveu, no mês de dezembro, o Bazar Integração. No total foram mais de 300 itens recebidos em forma de doação e vendidos no hall da Faculdade Ciências Médicas – MG a preços populares.

    O intuito, além de ajudar o próximo, foi desenvolver competências atitudinais no corpo discente e funcionários da Instituição. Toda a verba arrecadada foi usada para comprar alimentos e itens de utilidade básica, posteriormente doados ao Instituto Mário Pena e o Hospital Universitário Ciências Médicas – MG.

    Esperamos que a esperança e a solidariedade estejam cada vez mais presentes nestas datas de festividade e na prática da saúde no ano que ainda está por vir.

  • 21/12/2016

    Aconteceu, em Belo Horizonte, o Workshop das Operadoras de Saúde Suplementar Usuárias do DRG Brasil. O evento teve como objetivo a elaboração de um projeto nacional de mudança do modelo assistencial e remuneratório hospitalar.

    O Presidente da FELUMA, Dr. Wagner Eduardo Ferreira e o Superintendente Geral da Feluma, Flávio Amaral, estiveram presentes participando da cerimônia de abertura e falando sobre novos projetos que envolvem o compromisso da FELUMA e seus institutos com a confiabilidade e a transparência em todos os processos.

    A intenção é prezar e desenvolver melhoria da assistência à saúde, desenvolvimento social e melhorar o desempenho do sistema de saúde brasileiro.

     

  • 26/10/2016

     

    Na última sexta-feira a Faculdade Ciências Médicas – MG realizou uma nova edição do Simulado do Trauma. Evento que leva os estudantes da instituição a uma simulação real de atendimento em urgência e emergência.

    Esse ano, os alunos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, participaram do cenário de um atentado terrorista. Após a explosão, os estudantes divididos em equipes multidisciplinares, realizaram atendimento às vítimas e familiares também interpretados por alunos.

    Todos os procedimentos realizados pelos graduandos foram acompanhados por professores da Faculdade. Houve também, uma preparação feita nas semanas anteriores, por meio de treinamentos práticos e teóricos em sala de aula.

    A experiência ainda contou com o apoio da Arterial – Urgência e Emergência, Corpo de Bombeiros, BOPE, Polícia Militar, Guarda Municipal de Belo Horizonte, a equipe do SAMU e Hospital João XXIII.

    Eventos assim, com oportunidade de transformar o conhecimento em prática, são de extrema importância para a formação de profissionais preparados para vivência e assistência em diversas situações de saúde.

     

    Veja mais nas reportagens:

    MGTV (Rede Globo): https://goo.gl/toZYca

    Jornal da Alterosa: https://goo.gl/CwDpul

    Jornal Estado de Minas: https://goo.gl/lu2zD7

     

     

  • Página 1 de 2712345...1020...Última »
Voltar ao topo