Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas, em parceria com o Uberlândia Medical Center, leva o 1º robô para o interior de Minas Gerais.

02/09/2019

Com objetivo de oferecer formação e especialização dos médicos e propiciar atendimento cirúrgicos de alta tecnologia, a Fundação educacional Lucas Machado (Feluma), em parceria com a Unidade Hospitalar do UMC – Uberlândia Medical Center, implanta a Cirurgia Robótica em Uberlândia. Um recurso avançado com atributos que beneficiam expressivamente o paciente e a atuação médica.

No sábado, 31/08, Dr. Marcelo Takeo, Cirurgião Urologista do UMC, realizou, junto com a equipe médica, procedimentos cirúrgicos, por meio do Robô Da Vinci, no UMC.  Ao levar tecnologia de ponta para o Triângulo Mineiro, o Instituto de Robótica Ciências Médicas (Mantenedora Feluma) amplia oferta de robôs em hospitais e já ultrapassa mais de 1.100 procedimentos realizados, desde a criação há dois anos e meio.

Para o UMC, a novidade vem de encontro ao processo de inovação contínua que é um dos pilares deste que é o primeiro centro de saúde multiplex da região. Um complexo de saúde que reúne unidade hospitalar, centro clínico, laboratórios e alameda de serviços, convergindo diversas especialidades e conveniências para pacientes e corpo clínico.

A cirurgia robótica é um tipo de procedimento em que o médico utiliza um sistema robótico, com visualização tridimensional e alta definição, para reproduzir todas as características de uma cirurgia aberta convencional. Esta tecnologia representa o que há de mais avançado no campo da cirurgia minimamente invasiva, proporcionando inúmeras vantagens para os profissionais e benefícios vitais para os pacientes como um maior conforto e redução da dor; melhores resultados funcionais; a redução do tempo de hospitalização e internação; e menor risco de infecção hospitalar.

Diante dos benefícios da implementação da tecnologia robótica, por meio desta parceria, a Unidade Hospitalar do UMC e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) contribuem para a formação dos médicos, a elevação da qualidade assistencial prestada pelo Hospital, propiciando recuperação e elevando a qualidade de vida dos pacientes. Desta forma, agrega alto padrão tecnológico e cientifico à prática médica.

Foto: Presidente da Feluma, Wagner Eduardo Ferreira; o Secretário Adjunto de Saúde  de MG, Dr. Bernardo Fornaciari; Diretor Administrativo do UMC, Dr. Alexandre Menezes; Cirurgião Urologista do UMC, Dr. Marcelo Takeo.