HUCM–MG realiza a primeira cirurgia em 3D do Estado

Os recentes avanços da tecnologia na área da saúde possibilitam progressos surpreendentes e resultados cada vez mais assertivos. Essa tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia e, há cerca de um mês, a primeira cirurgia utilizando a imagem em 3D em Minas Gerais, foi realizada no Hospital Universitário Ciências Médicas – MG, antigo Hospital Universitário São José.

A cirurgia de correção de prolápso vaginal foi realizada pelo Prof. Dr. Ricardo Pereira, do Hospital Santa Joana, do Estado de São Paulo, e pelo Prof. Dr. Walter Pace, do Hospital Universitário Ciências Médicas – MG. Contou ainda, com a participação ativa dos alunos da Pós-Graduação em Ginecologia Minimamente Invasiva, da Ciências Médicas – MG.

Para o Prof. Dr. Walter Pace, a tecnologia utilizada diminuiu o tempo da cirurgia, tendo com isso, facilitado o resultado obtido. “Melhora no tempo de realização da cirurgia com a reprodução visual muito próxima da realidade do olho humano. E por ser pouco invasiva, ela apresenta uma melhora no pós-operatório, possibilitando uma recuperação mais rápida”.

Essas técnicas inovadoras possibilitam ao médico cirurgião uma visão mais detalhada do procedimento e das técnicas utilizadas e proporciona ao paciente um menor tempo de permanência no hospital.