Pesquisa

Pesquisa

Projetos de Pesquisa

A Coordenação de Pesquisa e Extensão da FCM-MG busca implementar uma política de desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão em todos os cursos de graduação da FCM-MG (Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia). A Coordenação busca despertar o interesse do corpo discente pela pesquisa científica e por atividades de extensão, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho e vinculadas a projetos, sob a orientação do professor/pesquisador integrante e/ou vinculado à instituição.

O instrumento básico das atividades de pesquisa é a concessão de Bolsas de Iniciação Científica aos alunos/bolsistas, vinculadas à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG ou à própria instituição (bolsas institucionais). As bolsas são concedidas mediante processo de seleção, realizado anualmente por comissão interna, com base em condições e critérios pré-estabelecidos.

O objetivo é oferecer ao estudante a experiência do método científico em suas diversas etapas, desde o estudo aprofundado da literatura sobre um tema, até a preparação de trabalho para a publicação. Visa também introduzir o aluno no conjunto de questões relevantes relacionadas à investigação científica, tais como a ética em pesquisa, o método epidemiológico, a utilização dos recursos de informática em pesquisa e o levantamento bibliográfico.

Vale ressaltar que a Coordenação de Pesquisa e Extensão incentiva projetos não financiados que são acompanhados pela Coordenação de Pesquisa e Extensão da FCM-MG.

 Simpósio Interdisciplinar em Pesquisa

Evento organizado pela Coordenação de Pesquisa e Extensão que ocorre anualmente. Possui como objetivo a apresentação e discussão dos projetos de pesquisa realizados pelos alunos.

Voltar ao topo