Internato de Saúde Coletiva

Internato de Saúde Coletiva

O Internato de Saúde Coletiva, por meio de suas atividades, atua junto aos Sistemas Públicos de Saúde, em nível municipal e microrregional, de modo a convergir esforços e investimentos para reorganizar a atenção básica e implantar um novo modelo de atenção à saúde.

O Internato tem o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e se realiza por meio de parcerias consolidadas com alguns municípios de Minas Gerais que estão localizados a aproximadamente 200km de Belo Horizonte.

A parceria é essencial, pois as atividades são desenvolvidas em conformidade com os gestores municipais, considerando as características socioeconômicas, culturais e de cidadania.

O objetivo do Internato é enfatizar a promoção da saúde, desenvolvendo também ações de prevenção de doenças e recuperação da saúde, visando melhoria da qualidade de vida e do nível de saúde da população.

Essa relação transformadora Instituição de Ensino/Comunidade é viabilizada por meio da participação conjunta das partes em todas as fases, desde o levantamento diagnóstico situacional, o desenvolvimento do processo até o controle e avaliação das atividades. Neste processo consideram- se importantes as necessidades, a cultura e os aspectos regionais dos municípios onde são desenvolvidas as ações.

O Internato Rural atua nas zonas urbana e rural de alguns municípios do estado, quase todos de pequeno porte. As cidades nas quais o Internato Rural esteve presente:

 

Clique no mapa para ampliá-lo ou se preferir faça o download do arquivo em PDF.

 

Clique e conheça as cidades

 

 

Veja um pouco de uma das etapas mais importantes na formação dos nossos profissionais de saúde:

Voltar ao topo