28/03/2019 – Projeto de Extensão: 1º Olhar para Ciência | O que é ser um Cientista?

13/03/2019

28 de março de 2019, quinta-feira

Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
(Alameda Ezequiel Dias, 275 – Sta. Efigênia – BH/MG)

Valor do ingresso
2Kg de alimentos não perecíveis a serem entregues no local do evento

Dr. Alexander Birbrair

Minicurrículo
Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. É professor adjunto do Departamento de Patologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) (2005-2009), doutorado em Neurociência pela Wake Forest University, Carolina do Norte, Estados Unidos (2010-2014) e pós-doutorado em Biologia Celular no Albert Einstein School of Medicine em Nova York, Estados Unidos (2014-2016). Tem experiência na área de Biologia e Genética Molecular, Farmacologia, Fisiologia, Patologia, Biotecnologia e Biologia Celular.

Atualmente, a palavra-chave no meu laboratório é microambiente tecidual. Tentamos desvendar a função de cada componente celular nos tecidos sob várias condições fisiológicas e patológicas.”

O que é o projeto?
O objetivo do projeto de extensão “1º Olhar para Ciência” é aproximar os acadêmicos dos cursos da Faculdade de Ciências Médicas – MG do universo científico, mostrando o prazer e a motivação de pesquisadores de renome nacional e internacional na realização dos seus estudos científicos.

A proposta visa a realização de encontros com cientistas, nos diferentes ambientes da Faculdade de Ciências Médicas – MG, com intuito de promover a importância da pesquisa e do estudo da ciência no ambiente acadêmico. Vamos convidar pesquisadores de carreira consolidada e reconhecida no país e no exterior. Serão abordados temas como:
– A história do pesquisador e a motivação pela ciência.
– Porque fazer ciência?
– Como que a ciência e feita no país?
– Quais as dificuldades de fazer ciência?
– Possui patente depositada?
– Possui patente transferida?
– Qual a relevância científica da pesquisa?
– Qual a relevância social da pesquisa?

Para onde vão as doações?
Os alimentos arrecadados serão doados ao 135° Grupo Escoteiro Taquaril, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento de atividades realizadas pelo grupo junto à comunidade do bairro Granja de Freitas, bem como, utilização de parte dos alimentos arrecadas para as refeições durante os acampamentos.