Psicologia  

  • Modalidade

    Presencial

  • 5 anosDuração

    5 anos

  • NoturnoTurno

    Noturno

  • SemestralSeleção

    Semestral

  •  R$ 1.395,00 por mês, no primeiro período.
Investimento

    R$ 1.395,00 por mês, no primeiro período.

O curso tem duração de 5 anos. Enfatiza a formação do Psicólogo, com visão abrangente e generalista, tornando-o apto a exercer de forma ética, crítica e reflexiva, as atividades inerentes ao profissional da psicologia.

O curso de psicologia apresenta uma estrutura curricular atualizada e inovadora e traz como princípio o rigor técnico-científico, demarcando o alto nível de qualidade na formação de seus discentes. Oferece uma formação para a prática da psicologia dentro dos diversos campos de atuação, tradicionais e emergentes, além de possibilitar o aprofundamento do conhecimento em duas ênfases: psicologia e processos clínicos e psicologia e processos de prevenção e promoção da saúde.

Os estágios supervisionados são oferecidos a partir do 2º período e se estendem ao longo de todo o curso. Viabilizam uma interlocução da teoria com a prática e possibilitam o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários ao exercício profissional. Para tal, utilizamos a infraestrutura de hospital próprio – 100% SUS, ambulatório nas dependências da faculdade, além de diversos convênios firmados com as mais renomadas instituições do Estado. A oferta do Internato Rural/Metropolitano como prática de estágio é pioneira na formação dos psicólogos e demarca mais um diferencial do curso na FCM-MG. Trata-se de um programa que apresenta como proposta a permanência do aluno em cidades do interior do Estado, prestando serviços às populações carentes, sob a orientação de um supervisor. Alicerçados no tripé ensino, pesquisa e extensão, desenvolvem a articulação entre as propostas da graduação, projetos de iniciação científica e atividades de extensão, viabilizando uma interação com a sociedade e a intervenção frente às principais demandas sociais.

A clínica-escola, ainda com o propósito de enriquecer a formação acadêmica do estudante e reafirmando o compromisso social do curso com a população, constitui-se como um espaço privilegiado para os estágios oferecendo assistência psicológica gratuita em psicoterapia (incluindo casais e família), avaliação psicológica e neuropsicológica, psicodiagnóstico, orientação profissional e reeducação psicomotora, dentre outras.

O corpo docente é composto por professores com titulação de mestrado, doutorado e pós-doutorado e experiência prática dentro da sua área de atuação acadêmica.

 

Reconhecimento legal: portaria nº 729 de 19 de dezembro de 2013.

Conceito MEC: 4 (2013)

Coordenadora: Professora Valenir Dias Machado Corrêa da Costa.

Projeto Pedagógico do curso

Clique aqui e faça o download do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia

Saiba mais sobre o curso

Se interessou? Cadastre-se para receber mais informações.

*campos obrigatórios





O perfil profissional
O curso de Psicologia da FCMMG viabiliza aos seus discentes uma formação com base no rigor técnico-científico, possibilitando o domínio de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. Dessa forma, o perfil do estudante egresso do curso de Psicologia da FCMMG, é articulado às habilidades para diagnóstico, análise e intervenção nas diferentes perspectivas epistemológicas e metodológicas desenvolvidas no percurso formativo. Assegura-se, portanto, uma formação ampla do psicólogo, sempre pautada na proposta de garantir uma relação profissional humanizada, comprometidos com as necessidades sociais de saúde do indivíduo e da comunidade nos diferentes níveis de atenção à saúde.
O mercado de trabalho
O psicólogo pode exercer suas atividades nas seguintes áreas: psicologia clínica, educacional, comunitária, organizacional, neuropsicologia, ensino, pesquisa e áreas afins. Dentro das áreas e subáreas da Psicologia a prática poderá se firmar em diferentes contextos como: consultórios, hospitais, clínicas, assistência domiciliar, centros de saúde, ambulatórios e outras unidades de saúde, além de instituições como escolas, creches, asilos, presídios, centros de convivência e de reabilitação, associações comunitárias, cooperativas, empresas públicas e privadas, agremiações esportivas, organizações não governamentais (ONG’s), nas áreas do magistério, políticas públicas e pesquisa.
Matriz Curricular

Ciências Médicas de Minas Gerais

Alameda Ezequiel Dias, 275, CEP: 30130-110

Belo Horizonte/MG - Brasil

Informações (31) 3248-7219