Medicina  

  • Modalidade

    Presencial

  • 6 anosDuração

    6 anos

  • IntegralTurno

    Integral

  • AnualSeleção

    Anual

  • R$ 6.772,00  por mês, na primeira série. Investimento

    R$ 6.772,00 por mês, na primeira série.

Ao mesclar tradição, modernidade e excelência no ensino para atender os anseios pessoais, da sociedade e as exigências do mercado, o seu foco principal é a formação de médicos generalistas que devem estar aptos a desenvolver atividades tanto nas áreas fundamentais quanto nas específicas da medicina, ao final do período acadêmico.

A partir de 1988, com as modificações no currículo, as atividades práticas ambulatoriais e hospitalares passaram a constituir mais de 60% da carga horária total, transformando os alunos em elementos ativos do aprendizado. O modelo docente-assistencial adotado pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) oferece, também, o Internato de Saúde Coletiva, cujo objetivo é que os estudantes da 5.ª série desenvolvam atividades voltadas à atenção básica e à promoção da saúde em municípios do interior do estado, especialmente em áreas rurais, sob a orientação de professor em e conjunto com as equipes de saúde da família. Os dois primeiros anos do curso são dedicados ao ensino básico, mas algumas disciplinas já desenvolvem atividades práticas no Sistema Único de Saúde SUS de Belo Horizonte (ações preventivas e de promoção da saúde). No terceiro ano, o aluno tem iniciação ao atendimento clínico e nos 4.º e 5.º anos à formação profissional, sendo que as atividades práticas são desenvolvidas em ambulatórios, pronto-socorros e unidades básicas de saúde do SUS. O 6.º ano é dedicado aos Internatos nas quatro áreas fundamentais (clínica médica, pediatria, tocoginecologia e cirurgia), sendo realizado principalmente na rede hospitalar.

Reconhecimento legal: reconhecido pelo Decreto nº 37.269 de 28/04/1955, D.O. de 07/05/1955 e Renovação de Reconhecimento pela Portaria SESu nº 1.180 de 23/12/2008, D.O.U. de 26/12/2008.

Conceito MEC: 3 (2008)

Coordenador: Professor José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho.

Projeto Pedagógico do Curso de Medicina

Clique aqui e faça o download do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina

 

Saiba mais sobre o curso

Se interessou? Cadastre-se para receber mais informações.

*campos obrigatórios





O perfil profissional
O curso de graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais- FCMMG tem como objetivo a formação de um profissional egresso generalista, que esteja sintonizado com as necessidades sociais do país e comprometido com a qualidade e continuidade do seu aprimoramento técnico e científico. Partindo desse pressuposto, o profissional médico da FCMMG, deverá ter uma formação humanista, crítica e reflexiva, sendo capaz de atuar de forma integrada, em equipes multidisciplinares.
O mercado de trabalho
O exercício profissional ocorre em serviços privados e públicos, hospitais, postos de saúde, secretarias de saúde, clínicas e centros de reabilitação, laboratórios de análises clínicas, institutos de pesquisa científica, instituições de ensino, consultórios particulares, instituições recreativas, esportivas, indústrias, empresas etc.
Matriz Curricular

Ciências Médicas de Minas Gerais

Alameda Ezequiel Dias, 275, CEP: 30130-110

Belo Horizonte/MG - Brasil

Informações (31) 3248-7219