Fisioterapia  

  • Modalidade

    Presencial

  • 5 anosDuração

    5 anos

  • MatinalTurno

    Matinal

  • AnualSeleção

    Anual

  • R$ 1.415,00 por mês, na primeira série.Investimento

    R$ 1.415,00 por mês, na primeira série.

Primeiro curso de Fisioterapia de Minas Gerais e o terceiro mais antigo do Brasil. Tem como princípio a formação de profissionais que sejam aptos a atuar nas mais diversas áreas da Fisioterapia (saúde coletiva, ortopedia, esportiva, saúde da mulher, neurologia, saúde do idoso, cardiorrespiratório, saúde da criança e ergonomia). Durante o curso, os estudantes são capacitados para serem inseridos nos diversos níveis de atenção à saúde, atuando em programas de promoção, manutenção, prevenção e recuperação da saúde, sempre visando o lado humano das relações. Toda essa formação é acompanhada por professores capacitados, titulados e de renome no mercado de trabalho.

As atividades práticas iniciam no 1º ano, para que o estudante tenha a vivência precoce da futura atuação profissional. Os estágios supervisionados são ofertados a partir do 4º ano, por meio dos serviços próprios da Faculdade, como o Hospital Ciências Médicas e o Ambulatório Ciências Médicas, e por meio também dos serviços conveniados, como a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. A prática permite aos estudantes elaborar o diagnóstico cinético-funcional para eleger e quantificar as técnicas, recursos e condutas fisioterapêuticas apropriadas a cada paciente.

Além de contar com um currículo inovador, laboratórios modernos e atividades interdisciplinares ao longo de todo o curso, os estudantes também participam no 5º ano do Programa de Internato Rural/Metropolitano, permanecendo por três meses em cidades do interior do Estado, onde prestam serviços às populações carentes locais, por meio de convênio firmando entre as prefeituras e a Faculdade.

Reconhecimento legal: autorizado pelo Decreto nº 69.687, de 3 de Dezembro de 1971. Reconhecimento renovado pela Portaria nº 1, de 6 de janeiro de 2012.

Conceito MEC: 4 (2008)

Coordenador: Professor Rafael Duarte Silva

Projeto Pedagógico do curso

Clique aqui e faça o download do Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia

Saiba mais sobre o curso

Se interessou? Cadastre-se para receber mais informações.

*campos obrigatórios





O perfil profissional
A proposta da FCMMG é assegurar aos futuros fisioterapeutas formação humanista, crítica e reflexiva, capacitando-os a atuar em todos os níveis da atenção à saúde, com visão global e o objetivo de desenvolver, preservar e restaurar a saúde. O perfil inclui também o respeito aos princípios éticos, bioéticos, morais e culturais de cada pessoa e da coletividade, sendo o profissional voltado ao desenvolvimento científico e apto a adquirir, por iniciativa própria, conhecimentos capazes de garantir a educação continuada e permanente.
O mercado de trabalho
O exercício profissional é realizado em serviços públicos e privados, centros de saúde, centros comunitários, clínicas especializadas, hospitais, consultórios, centros de reabilitação, academias e clubes esportivos, escolas regulares e especiais, estabelecimentos de ensino superior, organizações não-governamentais (ONGs) etc.
Matriz Curricular

Ciências Médicas de Minas Gerais

Alameda Ezequiel Dias, 275, CEP: 30130-110

Belo Horizonte/MG - Brasil

Informações (31) 3248-7219