Fisioterapia  

  • Modalidade

    Presencial

  • 5 anosDuração

    5 anos

  • MatinalTurno

    Matinal

  • AnualSeleção

    Anual

  • R$ 1.471,00 por mês, na primeira série (2018).Investimento

    R$ 1.471,00 por mês, na primeira série (2018).

O curso de Fisioterapia da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) é o mais antigo do estado de Minas Gerais e alia tradição com modernidade. A visita in loco do MEC que ocorreu em 2017 confirmou a excelência do curso, já que foi contemplado com a Nota 5.

O curso é embasado em um Projeto Pedagógico inovador, que contempla a Funcionalidade e Incapacidade, bem como a interdisciplinaridade. Os acadêmicos possuem um cenário amplo de prática (Hospital próprio, Hospitais conveniados, Ambulatório, Internato Rural), totalmente presencial e modernos Laboratórios.

O curso de Fisioterapia da FCM-MG utiliza cinco laboratórios de ensino para apoio didático às disciplinas de formação básica e específica do curso (Laboratórios de Microscopia 1 e 2, Macroscopia e Histotecnologia; Laboratório Multidisciplinar 3; Laboratório de Anatomia Humana; Laboratório de Ciências do Movimento e Laboratório de Habilidades e Simulação Realística). Todos os laboratórios se encontram no prédio principal da Instituição.

O Laboratório de Habilidades e Simulação Realística (LabSim), criado em 2017, permite a realização de cenários e práticas de avaliação interdisciplinares, onde os alunos treinam habilidades neste desde o início do curso.

O Hospital Universitário Ciências Médicas é uma instituição filantrópica, conta com 202 leitos, todos disponíveis ao Sistema Único de Saúde (SUS). Nele ocorre o Estágio Supervisionado em Fisioterapia Hospitalar, no qual os estudantes atendem pacientes com disfunções cardiorrespiratórias, neurológicas e musculoesqueléticas em unidades de internação adulto, infantil e Centro de Terapia Intensiva.

O Centro Clinico de Fisioterapia, localizado próximo ao prédio da FCM-MG, é um campo de prática integrado com os demais cursos, para que o acadêmico possua a vivência interdisciplinar. São desenvolvidos na Clínica os estágios em Fisioterapia Musculoesquelética, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Cardiorrespiratória, Saúde da Criança e do Adolescente e da Saúde da Mulher e do Homem.

Os alunos do curso de Fisioterapia da FCM-MG possuem a experiência única do Estágio em Saúde Coletiva – Internato Rural, onde os acadêmicos realizam o estágio residindo em uma cidade do interior de Minas Gerais por três meses, em uma equipe interdisciplinar, identificando e propondo estratégias de saúde de acordo com as demandas do município.

Os alunos também participam de pesquisas científicas e extensão, além da possibilidade de participar das 20 Ligas Acadêmicas interdisciplinares. Destaca-se a possibilidade de bolsas de iniciação científica, extensão e monitoria, as quais são ofertadas anualmente. Os acadêmicos são também incentivados a participar de eventos científicos, sendo que recebem auxílio financeiro para a apresentação de trabalhos. O Fórum Acadêmico de Fisioterapia, Simulado do Trauma e Corrida Ciências Médicas ocorrem todos os anos, atividades estas que contribuem para a formação integral do acadêmico.

Reconhecimento legal: autorizado pelo Decreto nº 69.687, de 3 de Dezembro de 1971. Reconhecimento renovado pela Portaria nº 1, de 6 de janeiro de 2012.

Conceito MEC: 5 (2017)

Coordenador: Professora Janaine Cunha Polese

 

O perfil profissional
A proposta da FCMMG é assegurar aos futuros fisioterapeutas formação humanista, crítica e reflexiva, capacitando-os a atuar em todos os níveis da atenção à saúde, com visão global e o objetivo de desenvolver, preservar e restaurar a saúde. O perfil inclui também o respeito aos princípios éticos, bioéticos, morais e culturais de cada pessoa e da coletividade, sendo o profissional voltado ao desenvolvimento científico e apto a adquirir, por iniciativa própria, conhecimentos capazes de garantir a educação continuada e permanente.
O mercado de trabalho
O exercício profissional é realizado em serviços públicos e privados, centros de saúde, centros comunitários, clínicas especializadas, hospitais, consultórios, centros de reabilitação, academias e clubes esportivos, escolas regulares e especiais, estabelecimentos de ensino superior, organizações não-governamentais (ONGs) etc.
Matriz Curricular Corpo Docente

Ciências Médicas de Minas Gerais

Alameda Ezequiel Dias, 275, CEP: 30130-110

Belo Horizonte/MG - Brasil

Informações (31) 3248-7125