Cirurgia Robótica comemora dois anos no Felício Rocho

31/10/2019

A tecnologia está cada vez mais a favor da saúde, e a cirurgia robótica é a prova disso. Mostrando alta relevância ano a ano, ela tem demonstrado benefícios muito expressivos em todo o mundo.

Comemorando os dois anos da implantação da cirurgia robótica no Hospital Felício Rocho, processo feito em parceria com o Instituto de Cirurgia Robótica de Minas Gerais (ICR-MG), que tem como mantenedora a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), o auditório do hospital recebeu um evento especial em homenagem a um dos primeiros robôs de cirurgia robótica de Minas Gerais. Em funcionamento, o robô foi implantado em outubro de 2017, e já realizou mais de 700 procedimentos nas especialidades de Urologia, Ginecologia, Cirurgia Geral, Coloproctologia e Cirurgia Torácica.

O Diretor de Produção Técnica e Científica, Dr. Francisco de Assis Teixeira Guerra, apresentou o programa de robótica do Hospital Felício Rocho e os resultados alcançados até o momento. O presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, em sua fala, ressaltou a importância da inovação na saúde por meio da cirurgia robótica, e ressaltou os ganhos da parceria entre a instituição e o Hospital Felício Rocho. “Essa paixão é eterna, são duas fundações muito sérias, que são eternizadas no ensino e na pesquisa”, afirma. O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Jackson Machado Pinto, e o presidente, Dr. Pedro de Oliveira Neves, reiteraram a satisfação pelo que a data representa.

Dentro da programação do evento, os participantes assistiram a palestra com o healthcare transformation officer da Johnson & Johnson, Fabricio Campolina, e a uma homenagem aos 50 cirurgiões que compõem a equipe de cirurgia robótica do hospital.

Estiveram presentes o diretor, o diretor administrativo-financeiro, Dr. José Carlos Braga Nittzsche, o diretor de produção técnica e científica, Doutor Francisco de Assis Teixeira Guerra, o diretor técnico, Dr. Roberto Carlos de Oliveira e Silva, o diretor clínico, Dr. Marconi De Oliveira Ruas, diretor técnico da cirurgia robótica, Dr. José Eduardo Távora.

O funcionamento da cirurgia robótica 

Durante o procedimento robótico, o cirurgião controla os braços do robô, equipados com as ferramentas cirúrgicas necessárias, de dentro de uma cabine de controle. As principais vantagens desse tipo de cirurgia estão na maior precisão da utilização dos instrumentos possibilitando cortes menores, o que diminui o impacto no paciente e minimizam os sangramentos; na redução dos riscos de infecção e das dores pós-cirúrgicas. É possível ainda contabilizar como ganhos a recuperação mais rápida do paciente e a redução do tempo de internação.

 

O Diretor-Presidente do Hospital Felício Rocho, Dr. Pedro de Oliveira Neves; o Secretário Municipal da Saúde, Dr. Jackson Machado Pinto; o Diretor de produção técnica e científica, Dr. Francisco de Assis Teixeira Guerra e o Diretor técnico do Instituto de Cirurgia Robótica, Dr. José Eduardo Távora.

 

 

Voltar ao topo